Eleição para o Conselho Tutelar de Cantanhede acontece no dia 15 de Janeiro

  O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cantanhede estará realizando no próximo dia 15 de Janeiro, na escola José de Melo, a eleição dos novos membros do Conselho Tutelar para o triênio 21012 à 2014. A votação ocorrerá das 8h00 Às 17h00 e para votar o cidadão basta apresentar o título eleitoral e Carteira de Identidade (RG) ou Carteira de habilitação.

 É importante que a sociedade participe ativamente na votação e que escolha pessoas que tenham perfil voltado para o amparo da população dessa faixa etária e que tenha disposição para desenvolver ações constantes que minimize os problemas existentes nesta área.

É importante ressaltar que o Conselho Tutelar não tem por obrigação amparar ou educar o adolescente. É uma instituição que presta apoio e mostra a direção correta a seguir. A incumbência da educação e da disciplina a eles destinados é da família e por essa razão a participação na escolhas dos novos membros deve ter a participação maciça da sociedade.

A eleição terá 17 candidatos concorrendo a 05 vagas ainda hoje 12 de janeiro acontecerá um ato público na praça Francisco Souto(praça da Telma) para apresentação dos candidatos e os mesmo terão a oportunidade de dizer porque querem ser conselheiros, o ato acontece a partir das 20hs, são este os Candidatos ao coselho tutelar e seus respectivos números na cédula de votação:

Ana Santos Silva – 01
Antonete Carvalho Silva – 02 (disputa reeleição)
Antonio Manoel Alves dos Santos -03
Aurilene Pereira Lima – 04
Bernardo Silva – 05  (disputa reeleição)
Cândida Suzana Costa – 06
Catianna de Jesus Moreira – 07
Dayana Ferreira da Silva – 08
Francisca Batista Pires -09
Gêlsiane Pereira de Matos – 10
Graciane Fernandes Lopes – 11
Lázaro Bruno ferreira da Silva Teixeira -12
Márcio Costa Carneiro – 13
Marliane Lopes de Aguiar – 14
Milcides Pimentel e Silva – 15
Raimundo Nonato Carneiro da Costa – 16
Rosélia Paixão Costa - 17

Atribuições do Conselho Tutelar



As atribuições específicas do Conselho Tutelar estão relacionadas no Estatuto da Criança e do Adolescente ( art. 95 e 136 ) você pode também acessar o site http://www.promenino.org.br/ e conhecer as atribuição e suas especificações.

ATRIBUIÇÕES

 -Atender crianças e adolescentes e aplicar medidas de proteção
-Atender e aconselhar os pais ou responsável e aplicar medidas de proteção
-Promover a execução de suas decisões
-Encaminhar ao Ministério Público notícia e fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou do adolescente
- Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência
-Tomar providências para que sejam cumpridas medidas protetivas aplicadas pela justiça a adolescentes infratores
-Expedir notificações
-Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou de adolescente quando necessário.
-Assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.
-Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no artigo 220, §3.º, Inciso II, da Constituição Federal.
-Representar ao Ministério Público, para efeito de ações de perda ou suspensão do poder familiar. -Fiscalizar as Entidades de Atendimento

Informações do site : http://www.promenino.org.br/

Comentários

  1. esperamos que os novos "conselheiros (a)" não seja igual a uns "conselheiros(a) " da gestão atual que vão a cidade de Miranda do Norte (severa) e a cidade de Itapecuru Mirim (voy) aconselhar os menores

    ResponderExcluir
  2. nós já estamos cacareca de saber, mas fazer o que? eles que são os conselheiros né!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Acesse Cantanhede News - faça seu comentário, lembramos que não publicamos comentários de anônimos.

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES