Bira do Pindaré defende aliança do PT com o PSB e o PCdoB no Maranhão

Bira do Pindaré diz que o melhor caminho para o PT é celebrar uma aliança com o PCdoB e PSB


Advogado, ex-presidente do Sindicato dos Bancários e atual Secretário de Organização do PT, Bira do Pindaré saiu das urnas em 2006, quando disputou o senado, cacifado com cerca de 500 mil votos e a liderança em São Luis, Imperatriz, entre outras cidades maiores.

É hoje uma das principais lideranças do PT maranhense e um dos nomes que representam a renovação da política no Maranhão. Ele falou ao JP e ao Portal Vermelho sobre o atual momento do PT maranhense reafirmando a proposta de uma aliança do campo democrático-popular com Flávio Dino candidato ao governo.

Para onde deve caminhar o PT nestas eleições, com o PCdoB e o PSB (Flávio Dino) ou com o PMDB/DEM (Roseana Sarney)?

Obviamente que o melhor caminho é com o PCdoB/PSB.

Por quê?

Pela coerência. O PCdoB e o PSB são aliados históricos do PT. No plano nacional, estivemos juntos desde a primeira campanha de Lula para presidente em 1989. Não dá para virar as costas a quem sempre nos deu a mão. Além do mais, Flávio Dino foi o candidato escolhido pelo PT para prefeitura de São Luís, abrindo-se mão de uma candidatura própria. Como negar apoio nesse momento? Por qual motivo? Não faz sentido.

O eventual apoio a Flávio Dino atrapalharia a candidatura de Dilma, como alguns defendem?

Pelo contrário, só fortalece. Há um ditado popular que diz: “quem tem dois tem um, quem tem um tem nenhum” (risos). Dois palanques será melhor para Dilma, amplia sua votação e em nada altera a configuração de forças que lhe apoia nacionalmente. Sem falar que a candidatura do Flávio Dino nesse momento é única que possibilita a unidade interna do PT maranhense na vindoura disputa eleitoral. Algo inédito, pelo menos nos últimos 15 anos, e sempre reclamado pela Direção Nacional do PT, que aliás, por maioria, também prefere esse caminho.

O senhor lidera um coletivo partidário que tem, entre outros membros, o líder camponês mundialmente conhecido Manoel da Conceição. Qual seu sentimento diante da possibilidade do PT apoiar a mais antiga oligarquia brasileira, que é a oligarquia Sarney?

Meu sentimento é de tristeza. Manoel da Conceição é a maior liderança camponesa que o Maranhão e o Brasil já conheceram. Foi vítima da ditadura e da oligarquia. Foi torturado, exilado e teve uma perna amputada. Resistiu bravamente e escapou da morte. Quando retornou do exílio ajudou a fundar o PT, ao lado de Lula, Olívio Dutra e outros. Depois de ter sido o primeiro candidato do PT a governador de Pernambuco, retornou ao Maranhão, se radicando em Imperatriz, onde ainda mora. Hoje é nosso presidente de honra. Seria um acinte da nossa parte esquecer essa história. Mas isso não vai acontecer. Lutaremos e venceremos.

O senhor, Flávio Dino e outros podem representar um novo ciclo da política maranhense, com hegemonia da esquerda?

Creio que a sociedade maranhense está sedenta por renovação. Todas as pesquisas já apontam isso. A mudança geracional na política maranhense é inevitável. Acredito que o PT e PCdoB tem todas as condições do mundo de serem protagonistas nesse novo momento da nossa história e ajudarem a fazer aqui o que já ocorre nos demais Estados do Nordeste que se livraram dos coronéis e abriram caminho para um novo horizonte. O que queremos é isso: alternância no poder. O Maranhão precisa aderir à República, coisa que até hoje não aconteceu.

O senhor manteve ou mantém algum nível de conversações com membros da família Sarney, conforme reservadamente alguns adversários seus têm dito nos últimos dias?

Não mantenho e nunca mantive qualquer contato com o grupo Sarney. Eles divulgam essas inverdades com o propósito de confundir. Querem sempre fazer parecer que todos estão sob suas asas. Não vamos cair nessa. Temos história e compromisso com as mudanças que o nosso povo tanto precisa. Nossa bandeira é a esperança. Nossa trincheira é o Maranhão. Que Deus abençoe nossa luta

do blog do Manoel Santos

Comentários

  1. Olhem só no que deu a reunião de ROSEANA com o PT:
    “A Roseana foi muito mais clara que o Flávio Dino (PCdoB) na conversa que teve com o PT”, declarou Evandro Sousa, ex-coordenador da campanha de Lula no Maranhão - Olha a declaração desse Roseanista do PT ja babando Roseana toda, nem esteve presente no dia em que Flávio foi ao PT.

    Dos 17 membros da Executiva, nove compareceram: Raimundo Monteiro (presidente), Washington Luis Oliveira (1º vogal), Fernando Magalhães (Secretário Geral), Mundico Teixeira (Tesoureiro), Fábio Dias (Comunicação), Socorro Lago (Movimentos Populares), José Inácio Rodrigues (Secretaria Agrária), Edmilson Carneiro (Relações Institucionais) e Juscelina Ramos Vale (4ª vogal), o secretário José Antonio Heluy (Trabalho), o vice-prefeito de Açailândia, Antonio Erismar. Esses Roseana desde de pequeninos que não é nenhuma novidade.
    A pergunta que não quer calar, SÓ NOVE APARECERAM, será que o dinheiro apreedido tem algo com isso.
    Cadê o resto??? Esse poderio tão cantado em verso e prosa para só NOVE dos DEZESSETE aparecerem. Ei Rosa, cuidaaaaadoooo, acho que tu te enganou, depois de sábado convoca outra reunião na tua casa para ver quantos mais irão, ou tu só vai desfilar com esses NOVEEEEEE do PT?
    Rose foi um fiascooo essa reuniãoooozinhaaaa. Flávio lotou o PT, tinha gente em pé e na rua por falta de espaço e o discursoooo foi bommmmm.

    Firme na Luta BIRA, admiro você grande petista.

    vistem nosso blog, é só coisa fina......
    wwww.hermesmensageiro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Acesse Cantanhede News - faça seu comentário, lembramos que não publicamos comentários de anônimos.

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.