Pular para o conteúdo principal

Bira do Pindaré defende aliança do PT com o PSB e o PCdoB no Maranhão

Bira do Pindaré diz que o melhor caminho para o PT é celebrar uma aliança com o PCdoB e PSB


Advogado, ex-presidente do Sindicato dos Bancários e atual Secretário de Organização do PT, Bira do Pindaré saiu das urnas em 2006, quando disputou o senado, cacifado com cerca de 500 mil votos e a liderança em São Luis, Imperatriz, entre outras cidades maiores.

É hoje uma das principais lideranças do PT maranhense e um dos nomes que representam a renovação da política no Maranhão. Ele falou ao JP e ao Portal Vermelho sobre o atual momento do PT maranhense reafirmando a proposta de uma aliança do campo democrático-popular com Flávio Dino candidato ao governo.

Para onde deve caminhar o PT nestas eleições, com o PCdoB e o PSB (Flávio Dino) ou com o PMDB/DEM (Roseana Sarney)?

Obviamente que o melhor caminho é com o PCdoB/PSB.

Por quê?

Pela coerência. O PCdoB e o PSB são aliados históricos do PT. No plano nacional, estivemos juntos desde a primeira campanha de Lula para presidente em 1989. Não dá para virar as costas a quem sempre nos deu a mão. Além do mais, Flávio Dino foi o candidato escolhido pelo PT para prefeitura de São Luís, abrindo-se mão de uma candidatura própria. Como negar apoio nesse momento? Por qual motivo? Não faz sentido.

O eventual apoio a Flávio Dino atrapalharia a candidatura de Dilma, como alguns defendem?

Pelo contrário, só fortalece. Há um ditado popular que diz: “quem tem dois tem um, quem tem um tem nenhum” (risos). Dois palanques será melhor para Dilma, amplia sua votação e em nada altera a configuração de forças que lhe apoia nacionalmente. Sem falar que a candidatura do Flávio Dino nesse momento é única que possibilita a unidade interna do PT maranhense na vindoura disputa eleitoral. Algo inédito, pelo menos nos últimos 15 anos, e sempre reclamado pela Direção Nacional do PT, que aliás, por maioria, também prefere esse caminho.

O senhor lidera um coletivo partidário que tem, entre outros membros, o líder camponês mundialmente conhecido Manoel da Conceição. Qual seu sentimento diante da possibilidade do PT apoiar a mais antiga oligarquia brasileira, que é a oligarquia Sarney?

Meu sentimento é de tristeza. Manoel da Conceição é a maior liderança camponesa que o Maranhão e o Brasil já conheceram. Foi vítima da ditadura e da oligarquia. Foi torturado, exilado e teve uma perna amputada. Resistiu bravamente e escapou da morte. Quando retornou do exílio ajudou a fundar o PT, ao lado de Lula, Olívio Dutra e outros. Depois de ter sido o primeiro candidato do PT a governador de Pernambuco, retornou ao Maranhão, se radicando em Imperatriz, onde ainda mora. Hoje é nosso presidente de honra. Seria um acinte da nossa parte esquecer essa história. Mas isso não vai acontecer. Lutaremos e venceremos.

O senhor, Flávio Dino e outros podem representar um novo ciclo da política maranhense, com hegemonia da esquerda?

Creio que a sociedade maranhense está sedenta por renovação. Todas as pesquisas já apontam isso. A mudança geracional na política maranhense é inevitável. Acredito que o PT e PCdoB tem todas as condições do mundo de serem protagonistas nesse novo momento da nossa história e ajudarem a fazer aqui o que já ocorre nos demais Estados do Nordeste que se livraram dos coronéis e abriram caminho para um novo horizonte. O que queremos é isso: alternância no poder. O Maranhão precisa aderir à República, coisa que até hoje não aconteceu.

O senhor manteve ou mantém algum nível de conversações com membros da família Sarney, conforme reservadamente alguns adversários seus têm dito nos últimos dias?

Não mantenho e nunca mantive qualquer contato com o grupo Sarney. Eles divulgam essas inverdades com o propósito de confundir. Querem sempre fazer parecer que todos estão sob suas asas. Não vamos cair nessa. Temos história e compromisso com as mudanças que o nosso povo tanto precisa. Nossa bandeira é a esperança. Nossa trincheira é o Maranhão. Que Deus abençoe nossa luta

do blog do Manoel Santos

Comentários

  1. Olhem só no que deu a reunião de ROSEANA com o PT:
    “A Roseana foi muito mais clara que o Flávio Dino (PCdoB) na conversa que teve com o PT”, declarou Evandro Sousa, ex-coordenador da campanha de Lula no Maranhão - Olha a declaração desse Roseanista do PT ja babando Roseana toda, nem esteve presente no dia em que Flávio foi ao PT.

    Dos 17 membros da Executiva, nove compareceram: Raimundo Monteiro (presidente), Washington Luis Oliveira (1º vogal), Fernando Magalhães (Secretário Geral), Mundico Teixeira (Tesoureiro), Fábio Dias (Comunicação), Socorro Lago (Movimentos Populares), José Inácio Rodrigues (Secretaria Agrária), Edmilson Carneiro (Relações Institucionais) e Juscelina Ramos Vale (4ª vogal), o secretário José Antonio Heluy (Trabalho), o vice-prefeito de Açailândia, Antonio Erismar. Esses Roseana desde de pequeninos que não é nenhuma novidade.
    A pergunta que não quer calar, SÓ NOVE APARECERAM, será que o dinheiro apreedido tem algo com isso.
    Cadê o resto??? Esse poderio tão cantado em verso e prosa para só NOVE dos DEZESSETE aparecerem. Ei Rosa, cuidaaaaadoooo, acho que tu te enganou, depois de sábado convoca outra reunião na tua casa para ver quantos mais irão, ou tu só vai desfilar com esses NOVEEEEEE do PT?
    Rose foi um fiascooo essa reuniãoooozinhaaaa. Flávio lotou o PT, tinha gente em pé e na rua por falta de espaço e o discursoooo foi bommmmm.

    Firme na Luta BIRA, admiro você grande petista.

    vistem nosso blog, é só coisa fina......
    wwww.hermesmensageiro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Acesse Cantanhede News - faça seu comentário, lembramos que não publicamos comentários de anônimos.

Postagens mais visitadas deste blog

Candidato a vereador é covardemente agredido por aliados de Paulo Fubuia e Kabão

O Candidato a vereador pela coligação “agora é vez do povo”, o irmão Raimundo Alves(PTN) foi brutalmente e covardemente agredido em praça publica na noite de sábado dia 3, onde participava pacificamente de protesto contra o prefeito kabão e seu candidato a sucessão Paulo fubuia, Raimundo Alves ficou conhecido nos últimos dias com seus discursos fervorosos contra a atual administração, e quando publicou o descaso da administração publica em relação ao abandono de prédios públicos como o ginásio esportivo Roseana Sarney em uma rede social, que está simplesmente “jogado ao léo” o candidato a vereador, também vem ganhando a simpatia pelo seu carisma, e jeito simples de buscar o voto, casa a casa, olho a olho. Raimundo estava somente a acompanhar e até pedia cautela dos demais protestante, mais não foi poupado, um dos aliados do Candidato a prefeito Paulo Fubuia, partiu para o ataque e buscou aquele que estava ali para apaziguar. Além do Irmão Raimundo, pelo menos mais uma pessoa identif…

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.