É DA MINHA CONTA?


Mensagem assinada por alguém que prefere se identificar apenas como "um cidadão cantanhedense" circula nas redes sociais, expressando a indignação com rombo nos cofres públicos do município, por ex-gestores, e preocupação com os desafios e dificuldade, em manter a regularidade e harmonia na atual administração do prefeito Ruivo, em Cantanhede, em vista da situação em que recebeu o município, e as dividas que teve que assumir, para manter  o município apto a receber recursos externos (federais e estaduais). O texto titulado como "É DA MINHA CONTA?" O "Cidadão cantanhedensede," com sábias palavras mostra o retrato da situação social, política e econômica em nossa cidade, que é um retrato do Brasil atual, infelizmente.

Leia na íntegra:

Nesta quinta-feira (08), ficamos sabendo, por meio do site do MPMA, depois noticiado por diversos portais e pelas redes sociais, algo que viessse às claras, para sabermos o montante da dívida da prefeitura com o Instituto de Previdência do Município e o salgado e dolorido rombo nos cofres públicos chega aos 20 milhões de reais, mas precisamente R$ 20.002.214,00. Agora, no âmbito das dívidas com precatório de combustível, INSS e Previdência Municipal chega-se a astronômica quantia de mais 50 milhões, ou seja, R$ 50.707.966,68 (cinquenta   milhões, setecentos e sete mil, novecentos e sessenta e seis reais e sessenta e oito centavos), um verdadeiro prêmio da Mega Sena. Dinheiro que se aplicado de forma pública, daria para comprar 80 ambulâncias, construir 50 escolas, 100 Unidades de Saúde, construir três pontes sobre o Rio Itapecuru, construir 100 casas populares, pagar uma folha de mil servidores nos próximos três anos ou distribuir 100 mil cestas básicas.
As vezes, a forma pacífica, não politizada, a falta de informação ou a vida ideologicamente visgada pelo fisiologismo, parecem não incomandar ninguém, nem mesmo o artífice de tanta irresponsabilidade, descaso e descrença no poder da punabilidade do cargo. O Brasil já não suporta mais tantas práticas de deslealdade com servidores, os pagadores de impostos e até mesmo aos que não sabem o que gira no mundo. Hoje, os meios de comunicação, em especial as redes sociais  ajudam a quebrar um pouco o caráter de cidadão comum e isolado do conhecimento dos fatos. Bom seria se todos viessem a compreender que o bem público é público, que os gestores são somente ordenadores desse poder de delegação popular.
Mas a ideiologia cega, muda parâmetros e aí, eu lembro de uma retórica musical que alfineta os calados ou amordaçados súditos: "Ah! Donde están los estudiantes?
Os rapazes latino-americanos?
Os aventureiros? Os anarquistas? Os artistas?
Os sem-destino? Os rebeldes experimentadores?
Os benditos? Malditos? Os renegados? Os sonhadores? Que com o bucho cheio de cerveja e carne dão vivas ao Rei e esquecem que além do comprometimento de investimentos em diversas áreas da administração, entorpecidos pelo cauim da anestesia barata esquecem que até a sua aposentadoria passa a ficar com chagas. Na mais profunda preocupação, o que desejar ao atual gestor de Cantanhede ao assumir o controle de tantas dívidas, se não, o dever da responsabilidade que é intermitente do seu caráter. E para os tantos que não aceitam a nova realidade administrativa, que Deus com toda sua infinita bondade coloque seu manto sobre todos e oriente o senhor Ruivo em continuar com austeridade, força e a coragem de um abnegado guerreiro para conduzir essa situação absurda, de covardia premeditada, ditatorial e inédita em Cantanhede.

(Um cidadão cantanhedense)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.