Ministério Público Federal recebe denúncias contra Flávio Dino


O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) entregou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedido de investigação acerca de possíveis irregularidades praticadas pelo governo do Maranhão em obras financiadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). “São graves, as denúncias contra o governador Flávio Dino”, enfatizou o parlamentar durante pronunciamento no plenário da Câmara.

Fiscalização
Segundo o parlamentar, o documento protocolado junto ao MPF foi produzido com base nos resultados da visita técnica realizada por membros da Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), da Câmara dos Deputados, nos municípios de Imperatriz, Chapadinha e São Luís, no dia 02/12/2016, que teve como finalidade apurar possíveis irregularidades na execução de obras e serviços pactuados com recursos contratados pelo Estado do Maranhão junto ao BNDES, por meio do programa Viva Maranhão. A visita foi solicitada pelo deputado Hildo Rocha, por meio do requerimento N.º 267 e 268/2016.

O convênio
O contrato com o BNDES, no valor de R$ 3 bilhões e oitocentos milhões, foi firmado para a implantação do Programa Viva Maranhão que prevê nas áreas de saúde; saneamento básico; qualidade de ensino; segurança pública; qualificação profissional e desenvolvimento científico e tecnológico. “Lamentavelmente, o cronograma de execução está atrasado e constatamos que houve desvios de finalidade”, afirmou Hildo Rocha.

Principais irregularidades
Centro Socioeducativo de Imperatriz (Imperatriz)
Descumprimento do cronograma (obra atrasada). O prédio que abriga, provisoriamente, o órgão foi alegado por meio de contato superfaturado, irregularidade que causa prejuízos para a comunidade.

Estrada do Arroz (Imperatriz)
14 km construídos pela fábrica Suzano e Celulose foi incorporado pelo governo do Estado.

Unidade de Segurança Comunitária (Imperatriz)
Houve desvio de finalidade, pois no prédio funciona o Centro Administrativo da Polícia Militar quando na verdade o projeto previa o funcionamento de USC.

Batalhão da Polícia Militar (Imperatriz)
Descumprimento do cronograma (obra atrasada)

Hospital Regional de Chapadinha
Descumprimento do cronograma (obra atrasada) e sem informações quanto ao prazo para conclusão.

Centro de Hemodiálise de Chapadinha
Obra paralisada, em estado de abandono.

São Luís
Farol de Educação Gonçalves Dias; Implantação do Sistema de Esgoto do Vinhais; Centro de Ensino Paulo Freire; Cras do Bequimão; e Duplicação do trecho da Avenida dos Holandeses (Araçagi)

Com exceção do Cras do Bequimão e da Estação de Tratamento de Esgoto de Vinhais, as demais obras visitadas possuem problemas em sua execução, com destaque para a duplicação da Avenida dos Holandeses, obra que também recebeu recursos do Ministério das Cidades para implantação do BRT mas, o projeto foi alterado.

A visita técnica teve a participação dos deputados Hildo Rocha, autor dos requerimentos; Valtenir Pereira (PMDB/MT) e Andréa Murad (PMDB/MA). O assessor técnico da Câmara, José Roberto Pereira de Mello, também integrou a comitiva e confeccionou o relatório que embasou as denúncias contra Dino ao MPF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.