O Maranhão corre o risco de desperdiçar as potencialidades do Porto do Itaqui, alerta Hildo Rocha.



Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal o deputado Hildo Rocha (PMDB/MA) disse que a inauguração da nova eclusa do canal do Panamá representa uma oportunidade histórica para o Maranhão. Rocha lembrou que, em função das suas características, o porto do Itaqui tem capacidade para receber navios pós-panamax, denominação dada aos navios de grande porte que não podem atravessar o Canal do Panamá porque as dimensões das antigas eclusas são pequenas para esse tipo de embarcação. A nova eclusa foi projetada para suprir essa demanda.

Mas, segundo o parlamentar, por falta de interesse do Governador Flávio Dino o Maranhão poderá desperdiçar a grande oportunidade de se beneficiar da nova realidade que surgirá com a abertura da nova eclusa do Canal do Panamá. “Durante os mandatos de Roseana Sarney o Itaqui recebia grandes investimentos. Roseana ampliou a capacidade do porto, com a instalação até do Tegran (Terminal de Grãos) e, com isso, atraiu grandes indústrias, como a Suzano. Mas atualmente até mesmo a balança do porto está quebrada; o pátio cheio de buracos; e as tarifas praticadas no Maranhão são as maiores do país. Isso desestimula os investidores, encarece os produtos e prejudica o nosso Estado”, lamentou.

Patrimônio do Maranhão

Rocha enfatizou que o porto do Itaqui é um patrimônio de inestimável importância para a economia maranhense. “O Itaqui é um grande patrimônio do Maranhão que começou a ser construído em 1966, pelo então governador do Maranhão José Sarney, que por ser um grande visionário percebeu que naquele local poderia ser construído um porto para alavancar o desenvolvimento de São Luís e de todo o estado, destacou.

Descaso

O deputado enfatizou que é necessário o povo maranhense tomar conhecimento do que está acontecendo de fato no porto do Itaqui. “Hoje, na verdade o Porto do Itaqui serve mais de cabide de empregos do que gerador de desenvolvimento, serve muito mais para empregar camaradas do governador Flávio Dino do que atrair empreendimentos para o estado. ”, declarou Rocha.

O parlamentar disse ainda que há indícios de que o Governador Flávio Dino esteja usando a Emap – Empresa Maranhense de Administração Portuária, estatal que administra o Itaqui, para fazer promoção pessoal com dinheiro público. “Além de bancar a promoção pessoal do governador, o Itaqui serve ainda como fonte de manutenção do Partido Comunista porque os trabalhadores do porto, que são filiados ao PCdoB, são obrigados a repassar um percentual do salário para o partido”, afirmou.

Em função da falta de interesse do Governador e dos desmandos apontados, Rocha defende que o porto volte a ser administrado pela Companhia de Docas do Maranhão, órgão do Governo Federal. “A política econômica do governador é equivocada e prejudicial à economia do nosso Estado. Não há investimentos; ele não estimula a vinda de grandes empresas para gerar empregos e impostos. Se bem administrado o Itaqui se fortalecerá, irá criar oportunidades de trabalho e gerar riquezas. Mas, se continuar sendo administrada de acordo com o modelo comunista implantado por Flávio Dino fatalmente essa oportunidade será desperdiçada. Vamos perder a condição de transformar o porto do Itaqui em Hub Port (porto concentrador) para o Pará, Pernambuco ou Ceará”, alertou Rocha.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.