Pular para o conteúdo principal

Heroísmo dos combatentes da Batalha do Riachuelo é lembrado por Hildo Rocha no Dia da Marinha

Escolhido para falar em nome do PMDB, durante Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Marinha Brasileira, o deputado Hildo Rocha destacou a importância história Guerra da Tríplice Aliança e exaltou a bravura dos combatentes que defenderam o Brasil, durante o conflito. “Os heróis do Riachuelo ainda vivem em cada um dos marinheiros e oficiais de nossa Marinha, prontos para dar a sua vida em nome do Brasil, dos brasileiros e da liberdade”, declarou o deputado.
  
Rocha enfatizou que a Guerra da Tríplice Aliança sangrentas da história das américas, atrás somente da guerra civil dos Estados Unidos. “A vida de milhares de argentinos, brasileiros e paraguaios foram ceifadas nos combates. O Paraguai saiu arruinado do conflito, com a sua população dizimada e com sua economia completamente destruída”, disse o parlamentar.

O deputado lembrou que o Brasil foi forçado a entrar. “Não entramos na guerra por vontade própria; fomos a ela arrastados. O Brasil viu o seu território ser ocupado por tropas estrangeiras e não tinha outra saída senão defender sua população e a integridade de seu território”, destacou Rocha.

Almirante Barroso
O deputado destacou o papel desempenhado pelo Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, comandante da força brasileira. “A bordo da Fragata Amazonas, Almirante Barroso soube responder com rapidez e frieza implacável ao ataque lançado pelos adversários na manha de 11 de junho de 1865.”, declarou.

Rocha destacou as célebres as mensagens transmitidas pelo Almirante durante a batalha, por meio do içamento de bandeiras. Entre elas, são sempre lembradas as seguintes: “o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”; e “Sustentar o fogo que a vitória é nossa”.

Importância
O deputado ressaltou que tamanha é a relevância da Batalha do Riachuelo, que o dia 11 de junho veio a ser a Data Magna da Marinha do Brasil, símbolo da capacidade de nossa força naval de proteger a nação sempre que as circunstancias assim o exigirem. “Não poderia deixar de, neste dia, homenagear essa instituição que é um orgulho para todo o País. A despeio de sofrer com a falta de recursos e baixas remunerações, a Marinha do Brasil é exemplo de retidão, profissionalismo e seriedade. Não é sem razão que as Forças Armadas, em pesquisa de opinião, constam invariavelmente entre as instituições em que a população mais deposita sua confiança”, afirmou Rocha.

Participantes
A Sessão foi presidida pela deputada Geovania de Sá (PSDB/SC), autora do requerimento. Presentes ao evento, o deputado Izalci Lucas Ferreira (PSDB/DF), coautor do requerimento, e ainda os deputados Hildo Rocha (PMDB); Patrus Ananias (PT); Luiz Carlos Hauly (PSDB); Rôney Nemer (PP); Jô Moraes (PCdoB); Damião Feliciano (PDT); Claudio Cajado (DEM) Major Olímpio (PSOL); Maria Helena (PSB); Pastor Eurico (PHS).

Representando as forças armadas participaram: Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha; General de Exército Joaquim Silva e Luna, Secretário-Geral do Ministério da Defesa; General de Brigada Afonso Henrique Ignacio Pedrosa, Diretor de Serviço Militar, representando o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo da Costa Vilas Boas; Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, Subsecretário de Contabilidade da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica, representando o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Nivaldo Rossato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidato a vereador é covardemente agredido por aliados de Paulo Fubuia e Kabão

O Candidato a vereador pela coligação “agora é vez do povo”, o irmão Raimundo Alves(PTN) foi brutalmente e covardemente agredido em praça publica na noite de sábado dia 3, onde participava pacificamente de protesto contra o prefeito kabão e seu candidato a sucessão Paulo fubuia, Raimundo Alves ficou conhecido nos últimos dias com seus discursos fervorosos contra a atual administração, e quando publicou o descaso da administração publica em relação ao abandono de prédios públicos como o ginásio esportivo Roseana Sarney em uma rede social, que está simplesmente “jogado ao léo” o candidato a vereador, também vem ganhando a simpatia pelo seu carisma, e jeito simples de buscar o voto, casa a casa, olho a olho. Raimundo estava somente a acompanhar e até pedia cautela dos demais protestante, mais não foi poupado, um dos aliados do Candidato a prefeito Paulo Fubuia, partiu para o ataque e buscou aquele que estava ali para apaziguar. Além do Irmão Raimundo, pelo menos mais uma pessoa identif…

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.