Heroísmo dos combatentes da Batalha do Riachuelo é lembrado por Hildo Rocha no Dia da Marinha

Escolhido para falar em nome do PMDB, durante Sessão Solene em Homenagem ao Dia da Marinha Brasileira, o deputado Hildo Rocha destacou a importância história Guerra da Tríplice Aliança e exaltou a bravura dos combatentes que defenderam o Brasil, durante o conflito. “Os heróis do Riachuelo ainda vivem em cada um dos marinheiros e oficiais de nossa Marinha, prontos para dar a sua vida em nome do Brasil, dos brasileiros e da liberdade”, declarou o deputado.
  
Rocha enfatizou que a Guerra da Tríplice Aliança sangrentas da história das américas, atrás somente da guerra civil dos Estados Unidos. “A vida de milhares de argentinos, brasileiros e paraguaios foram ceifadas nos combates. O Paraguai saiu arruinado do conflito, com a sua população dizimada e com sua economia completamente destruída”, disse o parlamentar.

O deputado lembrou que o Brasil foi forçado a entrar. “Não entramos na guerra por vontade própria; fomos a ela arrastados. O Brasil viu o seu território ser ocupado por tropas estrangeiras e não tinha outra saída senão defender sua população e a integridade de seu território”, destacou Rocha.

Almirante Barroso
O deputado destacou o papel desempenhado pelo Almirante Francisco Manuel Barroso da Silva, comandante da força brasileira. “A bordo da Fragata Amazonas, Almirante Barroso soube responder com rapidez e frieza implacável ao ataque lançado pelos adversários na manha de 11 de junho de 1865.”, declarou.

Rocha destacou as célebres as mensagens transmitidas pelo Almirante durante a batalha, por meio do içamento de bandeiras. Entre elas, são sempre lembradas as seguintes: “o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever”; e “Sustentar o fogo que a vitória é nossa”.

Importância
O deputado ressaltou que tamanha é a relevância da Batalha do Riachuelo, que o dia 11 de junho veio a ser a Data Magna da Marinha do Brasil, símbolo da capacidade de nossa força naval de proteger a nação sempre que as circunstancias assim o exigirem. “Não poderia deixar de, neste dia, homenagear essa instituição que é um orgulho para todo o País. A despeio de sofrer com a falta de recursos e baixas remunerações, a Marinha do Brasil é exemplo de retidão, profissionalismo e seriedade. Não é sem razão que as Forças Armadas, em pesquisa de opinião, constam invariavelmente entre as instituições em que a população mais deposita sua confiança”, afirmou Rocha.

Participantes
A Sessão foi presidida pela deputada Geovania de Sá (PSDB/SC), autora do requerimento. Presentes ao evento, o deputado Izalci Lucas Ferreira (PSDB/DF), coautor do requerimento, e ainda os deputados Hildo Rocha (PMDB); Patrus Ananias (PT); Luiz Carlos Hauly (PSDB); Rôney Nemer (PP); Jô Moraes (PCdoB); Damião Feliciano (PDT); Claudio Cajado (DEM) Major Olímpio (PSOL); Maria Helena (PSB); Pastor Eurico (PHS).

Representando as forças armadas participaram: Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, Comandante da Marinha; General de Exército Joaquim Silva e Luna, Secretário-Geral do Ministério da Defesa; General de Brigada Afonso Henrique Ignacio Pedrosa, Diretor de Serviço Militar, representando o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo da Costa Vilas Boas; Brigadeiro Intendente Marcos Aurélio Pereira Silva, Subsecretário de Contabilidade da Secretaria de Economia e Finanças da Aeronáutica, representando o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar, Nivaldo Rossato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.