Pular para o conteúdo principal

DEVANEIOS NOTURNOS: METÁFORAS CANINAS

"Expressões Caninas" feitos durante pesquisa no projeto Galiléia
É preferível ser um cachorro vira-lata a um cão com pedigree. Bem nascidos e bem relacionados, os cães de raça pura são escravos de si mesmos e, principalmente, de sua vaidade. Isolam-se na medida do possível daqueles com quem são obrigados a conviver – para ostentar um certo ar de superioridade. Mas martirizam-se com isso, ainda que involuntariamente, porque deixam de lado sua essência canina para viver um personagem – transitório e superficial. Cercam-se de cuidados extremos e, às vezes, obsessivos. Tudo para não perder o status de cão de raça. E são, por isso, infelizes. Adoecem com mais freqüência e morrem mais cedo.
Já os vira-latas são exatamente o oposto. Por terem ciência de sua humildade genealógica, apegam-se ao que de fato interessa na vida: o que lhes faz felizes (a despeito do que os outros possam pensar). Por não terem quem lhes apadrinhem ou os superprotejam, os vira-latas aprendem cedo a se virar. A ausência de uma estirpe nobre os obriga, desde cedo, a valer-se da esperteza. Mas não da esperteza promíscua dos cães que transitam pelas altas rodas caninas, mas, sim, da esperteza para sobrevivência, inocente, por um lado, e surpreendente, por vários outros.
O vira-lata vive a vida em sua totalidade, apesar de todas as restrições sociais que o rodeiam. E vive mais feliz. E vive mais.


(WAGNER VASCONCELOS)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidato a vereador é covardemente agredido por aliados de Paulo Fubuia e Kabão

O Candidato a vereador pela coligação “agora é vez do povo”, o irmão Raimundo Alves(PTN) foi brutalmente e covardemente agredido em praça publica na noite de sábado dia 3, onde participava pacificamente de protesto contra o prefeito kabão e seu candidato a sucessão Paulo fubuia, Raimundo Alves ficou conhecido nos últimos dias com seus discursos fervorosos contra a atual administração, e quando publicou o descaso da administração publica em relação ao abandono de prédios públicos como o ginásio esportivo Roseana Sarney em uma rede social, que está simplesmente “jogado ao léo” o candidato a vereador, também vem ganhando a simpatia pelo seu carisma, e jeito simples de buscar o voto, casa a casa, olho a olho. Raimundo estava somente a acompanhar e até pedia cautela dos demais protestante, mais não foi poupado, um dos aliados do Candidato a prefeito Paulo Fubuia, partiu para o ataque e buscou aquele que estava ali para apaziguar. Além do Irmão Raimundo, pelo menos mais uma pessoa identif…

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.