Pular para o conteúdo principal

CHAMEM OS CURANDEIROS, NÃO DEIXE O BOI MORRER!


BUMBA BOI DE CANTANHEDE( IMAGEM CARLITO AMARAL)
O Bumba Meu Boi é uma de nossas maiores tradições, a história de Pai Francisco e Mãe Catarina, casal de escravo. Grávida, Catarina começa a ter desejos por língua de boi. Para atender suas vontades, seu marido tem de matar o boi mais bonito de seu senhor. Percebendo a morte do animal, o dono da fazenda convoca curandeiros e pajés para ressuscitá-lo. Quando o boi volta à vida, toda a comunidade celebra.

Tradição essa vivida como de costume nos meses de junho, durante as festas juninas, mais sempre havias apresentações em outros momentos durante o ano, costume que por anos foi muito bem dirigido, organizado, ornamentados por cantanhedenses, como Maria Alice, José Marias Souto. Maria Gonzaga, Pedro Cazé, dentre outros, pessoas que amavam o que faziam pessoas que davam seu suor, para fazer a cada ano, uma festa mais bonita que outra. Pessoas que faziam sem interesses pessoais ou políticos, e a cada ano mais bonito ficava.

BUMBA BOI DE CANTANHEDE( IMAGEM CARLITO AMARAL)
Existe por outros cantos do Maranhão o boi de matraca, mais o nosso sempre foi à orquestra, puxados pelo saudoso Noel Leopoldo, Lourenço dentre outros, que animavam a festa do bumba meu boi, tradição esquecida por gestões que não valorizaram nosso folclore, nossa herança tradicional, e uma das nossas mais belas festas.

Não se pode deixar morrer as tradições, do soar da onça, da zabumba, as fortes batidas dos tambores, o ecoar dos acordes, vindas das cordas e percussões, a voz dos nossos puxadores. Pois é uma tradição que esta acima dos interesses políticos e não vai morrer se político algum deixar de administrar, pois o Bumba Boi de Cantanhede, não é partidário, o bumba boi de Cantanhede, não é nominalmente de um homem, ou mulher, o bumba boi de Cantanhede é uma herança de cada cantanhedense que ama sua terra, que ama seu folclore que amas suas tradições.

BUMBA BOI DE CANTANHEDE( IMAGEM CARLITO AMARAL)
Nossas belas Índias, os fortes índios e boiadeiros, dentre outros personagem de uma brincadeira que permanecerá viva, embora eu e você venhamos a desaparecer, pois será eterno, e político nenhum poderá colocar-se a frente do que veio primeiro que ele, pois o Bumba Boi de Cantanhede é superior aos interesses políticos, e suas apresentações jamais poderá servir como moeda de troca, para o interesse político de alguém.
O Bumba boi de Cantanhede é de Cantanhede, é de todos nós, e vivo sempre estará com ou sem você.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.

PREFEITURA DE CANTANHEDE LANÇA NOVA PÁGINA NA INTERNET

A assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Cantanhede lançou hoje (09) de janeiro sua nova página na internet. Foram feitas inovações visando melhorar o acesso a informações relevantes e reunir em um mesmo espaço as ações da Administração de modo geral.

As alterações no layout e na navegação visam melhorar a acessibilidade e permitir que a experiência do usuário seja facilitada. Assim, através da página, é possível se informar sobre as ações do executivo, secretarias e coordenações, ligadas as administração pública.

A nova página foi desenvolvido por Ronaldo Cruz//prozurc web e pode ser acessado por meio do endereço: http://www.cantanhede.ma.gov.br