CHAMEM OS CURANDEIROS, NÃO DEIXE O BOI MORRER!


BUMBA BOI DE CANTANHEDE( IMAGEM CARLITO AMARAL)
O Bumba Meu Boi é uma de nossas maiores tradições, a história de Pai Francisco e Mãe Catarina, casal de escravo. Grávida, Catarina começa a ter desejos por língua de boi. Para atender suas vontades, seu marido tem de matar o boi mais bonito de seu senhor. Percebendo a morte do animal, o dono da fazenda convoca curandeiros e pajés para ressuscitá-lo. Quando o boi volta à vida, toda a comunidade celebra.

Tradição essa vivida como de costume nos meses de junho, durante as festas juninas, mais sempre havias apresentações em outros momentos durante o ano, costume que por anos foi muito bem dirigido, organizado, ornamentados por cantanhedenses, como Maria Alice, José Marias Souto. Maria Gonzaga, Pedro Cazé, dentre outros, pessoas que amavam o que faziam pessoas que davam seu suor, para fazer a cada ano, uma festa mais bonita que outra. Pessoas que faziam sem interesses pessoais ou políticos, e a cada ano mais bonito ficava.

BUMBA BOI DE CANTANHEDE( IMAGEM CARLITO AMARAL)
Existe por outros cantos do Maranhão o boi de matraca, mais o nosso sempre foi à orquestra, puxados pelo saudoso Noel Leopoldo, Lourenço dentre outros, que animavam a festa do bumba meu boi, tradição esquecida por gestões que não valorizaram nosso folclore, nossa herança tradicional, e uma das nossas mais belas festas.

Não se pode deixar morrer as tradições, do soar da onça, da zabumba, as fortes batidas dos tambores, o ecoar dos acordes, vindas das cordas e percussões, a voz dos nossos puxadores. Pois é uma tradição que esta acima dos interesses políticos e não vai morrer se político algum deixar de administrar, pois o Bumba Boi de Cantanhede, não é partidário, o bumba boi de Cantanhede, não é nominalmente de um homem, ou mulher, o bumba boi de Cantanhede é uma herança de cada cantanhedense que ama sua terra, que ama seu folclore que amas suas tradições.

BUMBA BOI DE CANTANHEDE( IMAGEM CARLITO AMARAL)
Nossas belas Índias, os fortes índios e boiadeiros, dentre outros personagem de uma brincadeira que permanecerá viva, embora eu e você venhamos a desaparecer, pois será eterno, e político nenhum poderá colocar-se a frente do que veio primeiro que ele, pois o Bumba Boi de Cantanhede é superior aos interesses políticos, e suas apresentações jamais poderá servir como moeda de troca, para o interesse político de alguém.
O Bumba boi de Cantanhede é de Cantanhede, é de todos nós, e vivo sempre estará com ou sem você.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.