CHAMEM OS CURANDEIROS, NÃO DEIXE O BOI MORRER!


BUMBA BOI DE CANTANHEDE( IMAGEM CARLITO AMARAL)
O Bumba Meu Boi é uma de nossas maiores tradições, a história de Pai Francisco e Mãe Catarina, casal de escravo. Grávida, Catarina começa a ter desejos por língua de boi. Para atender suas vontades, seu marido tem de matar o boi mais bonito de seu senhor. Percebendo a morte do animal, o dono da fazenda convoca curandeiros e pajés para ressuscitá-lo. Quando o boi volta à vida, toda a comunidade celebra.

Tradição essa vivida como de costume nos meses de junho, durante as festas juninas, mais sempre havias apresentações em outros momentos durante o ano, costume que por anos foi muito bem dirigido, organizado, ornamentados por cantanhedenses, como Maria Alice, José Marias Souto. Maria Gonzaga, Pedro Cazé, dentre outros, pessoas que amavam o que faziam pessoas que davam seu suor, para fazer a cada ano, uma festa mais bonita que outra. Pessoas que faziam sem interesses pessoais ou políticos, e a cada ano mais bonito ficava.

BUMBA BOI DE CANTANHEDE( IMAGEM CARLITO AMARAL)
Existe por outros cantos do Maranhão o boi de matraca, mais o nosso sempre foi à orquestra, puxados pelo saudoso Noel Leopoldo, Lourenço dentre outros, que animavam a festa do bumba meu boi, tradição esquecida por gestões que não valorizaram nosso folclore, nossa herança tradicional, e uma das nossas mais belas festas.

Não se pode deixar morrer as tradições, do soar da onça, da zabumba, as fortes batidas dos tambores, o ecoar dos acordes, vindas das cordas e percussões, a voz dos nossos puxadores. Pois é uma tradição que esta acima dos interesses políticos e não vai morrer se político algum deixar de administrar, pois o Bumba Boi de Cantanhede, não é partidário, o bumba boi de Cantanhede, não é nominalmente de um homem, ou mulher, o bumba boi de Cantanhede é uma herança de cada cantanhedense que ama sua terra, que ama seu folclore que amas suas tradições.

BUMBA BOI DE CANTANHEDE( IMAGEM CARLITO AMARAL)
Nossas belas Índias, os fortes índios e boiadeiros, dentre outros personagem de uma brincadeira que permanecerá viva, embora eu e você venhamos a desaparecer, pois será eterno, e político nenhum poderá colocar-se a frente do que veio primeiro que ele, pois o Bumba Boi de Cantanhede é superior aos interesses políticos, e suas apresentações jamais poderá servir como moeda de troca, para o interesse político de alguém.
O Bumba boi de Cantanhede é de Cantanhede, é de todos nós, e vivo sempre estará com ou sem você.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CBF unifica títulos e oficializa Palmeiras como maior campeão Brasileiro

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.

EU TE CONHEÇO CARNAVAL!