Pular para o conteúdo principal

Hildo Rocha participa de Fórum Mundial sobre mídias da internet

Evento promovido pela Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica (ABIME) busca traçar um cenário atualizado acerca da realidade e tendências das mídias sociais

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) participou, nesta segunda (16), da abertura do 1º Fórum Mundial dos Jornalistas da Mídia Eletrônica, Meio Ambiente e Turismo, evento que busca delinear um painel acerca da realidade e tendências das ferramentas de compartilhamento de conteúdos da internet. Os crimes praticados por meio da rede mundial de computadores e questões referentes à sustentabilidade e ao meio ambiente também serão debatidos no encontro que reúne jornalistas, blogueiros, estudantes de comunicação, sociólogos, especialistas, parlamentares e outras autoridades.

Crimes contra a honra

Convidado a falar sobre o Projeto de Lei 215/2015, que propõe maior rigor nas punições de crimes contra a honra praticados nas redes sociais, Rocha enfatizou que muitas pessoas utilizam a internet, e outros dispositivos para atacar e denegrir a imagem de personalidades, cidadãos e cidadãs que por algum motivo viram alvos de campanhas difamatórias.

Rocha ressaltou que a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) decidiu apresentar um substitutivo que encampou propostas contidas em dois projetos que tratam do mesmo tema: PL - 1.547, do deputado Expedido Neto (SD/RO) e PL – 1.589 da deputada Soraya Santos (PMDB/RJ). “Os crimes contra a honra, praticados por meio do facebook, de blogs, portais e WhatsApp causam danos irreversíveis aos agredidos. “O objetivo das proposta em tramitação no Congresso Nacional, é, essencialmente, contribuir para atenuar essa realidade”, explicou o parlamentar.

Credibilidade das mídias

Rocha disse que, de acordo a “Pesquisa Brasileira de Mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira”, as chamadas novas mídias, estão em expansão. Entretanto, os veículos tradicionais (jornais, TVs, rádios e revistas) continuam liderando no ranking da credibilidade.

Redes sociais

Entre as redes sociais, segundo os dados da pesquisa citados por Hildo Rocha, os programas de trocas de mensagens instantâneas mais usadas são, pela ordem decrescente: Facebook WhatsApp; YouTube; Instagram; e o Google+. O Twitter, popular entre as elites políticas e formadores de opinião, foi mencionado apenas por 5% dos entrevistados. Em relação aos principais suportes de acesso à internet os resultados mostram que a maioria dos entrevistados utiliza computadores, seguido pelo celular.

O evento, que reuniu aproximadamente 300 participantes, foi prestigiado pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera; pelos deputados federais Carlos Marun (PMDB/MS) e Júlio Lopes (PP/RJ; e pelo Secretário de Estado da Cultura Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul, Dr. Ataíde Neri. O encontro se estenderá até quinta-feira (19).

Abime

A Associação Brasileira e Internacional de Imprensa e Mídia Eletrônica (Abime), entidade responsável pela realização do 1º Fórum Mundial de Jornalistas da Mídia Eletrônica, foi criada em 2012 com os objetivos de:

I – assistir e promover o profissional de Mídia Eletrônica, dentro de seus recursos;

II – ser composta por profissionais qualificados, comprometidos com a veracidade de suas informações; viabilizar a entidade economicamente, implementando recursos através de convênios, projetos e formatação de parcerias; promover eventos, debates, palestras, estudos e pesquisas sobre assuntos de interesse da classe dos profissionais de Mídia Eletrônica, bem como manter estreito relacionamento com usuários e redes sociais e concorrer para a União e Fortalecimento da classe de imprensa de mídia eletrônica e estreitamento das relações de amizade entre todos os seus associados;

III– mobilizar os profissionais da comunicação eletrônica na defesa de todos os seus direitos;

IV- colaborar com as empresas de mídia eletrônica (Rádio, TV, Portais, Sites e blogs), que atuam em todo território nacional.

Fotos: Roberto Medeiros

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.

PREFEITURA DE CANTANHEDE LANÇA NOVA PÁGINA NA INTERNET

A assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Cantanhede lançou hoje (09) de janeiro sua nova página na internet. Foram feitas inovações visando melhorar o acesso a informações relevantes e reunir em um mesmo espaço as ações da Administração de modo geral.

As alterações no layout e na navegação visam melhorar a acessibilidade e permitir que a experiência do usuário seja facilitada. Assim, através da página, é possível se informar sobre as ações do executivo, secretarias e coordenações, ligadas as administração pública.

A nova página foi desenvolvido por Ronaldo Cruz//prozurc web e pode ser acessado por meio do endereço: http://www.cantanhede.ma.gov.br