"A saúde estava sendo controlada por uma organização criminosa”, diz superintendente da Polícia Federal

O Superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Alexandre Saraiva, acaba de conceder entrevista coletiva sobre os resultado preliminar da ‘Operação Sermão aos Peixes’ que investiga desvios bilionários da Secretaria de Estado da Saúde (SES) na gestão Roseana Sarney/Ricardo Murad.

"A saúde estava sendo controlada por uma organização criminosa. Era esse tipo de gente que estava cuidando da saúde do Maranhão", disse o superintendente ao lado de delegados que comandam a operação, que ainda está em andamento. Para ele, o Maranhão poderia ter saúde de primeiro mundo, se não fossem os desvios de recursos.

Um dos delegados disse que todo o esquema criminoso era comandado pelo ex-secretário da SES, Ricardo Murad. "Ele era o mentor intelectual de todo o esquema", disse.

Na entrevista, foi revelado que os institutos ICN é Bem Viver tinham movimentações altíssimas. “Era uma forma absurda de desviar verbas”, disse o delegado Sandro Jansen, coordenador da operação Sermão aos Peixes

De 2010 a 2013, teriam sido desviados movimentados R$ 2 bilhões de reais na área da saúde. Desse montante, 60% teriam sido desviados, ou seja R$ 1,2 bilhão. Segundo Alexandre saraiva, isso é o que se conseguiu detectar até agora.

A Policia Federal pediu a prisão de Ricardo Murad, mas Justiça não decretou.

Neste momento, os delegados estão fazendo 120 perguntas a Ricardo Murad na PF.

Ao todo, são 13 mandados de prisão preventiva. Alguns dos envolvidos já tiveram prisão confirmada, por decreto do juiz Roberto Veloso, da 1ª Vara da Justiça Federal no Maranhão. São os seguintes:

Clidenor Simões Plácido Filho (ex-prefeito de Sítio Novo)
Emílio Borges Rezende (Bem Viver)
Péricles Guará Silsa (ICN)
Péricles Silva Filho (ICN)
Benedito Silva Carvalho (ICN)
José Inácio Guará Silva, também do ICN, foi outro a ter a prisão preventiva decretada, mas ele faleceu na semana passada.

Condução coercitiva:

Antônio Bernardo Milhomen Pereira (Bem Viver)
Ricardo Murad (ex-secretário de Saúde)
Sérgio Senna (SES)
Rômulo Trovão (SES)

fonte Blog do Gilberto Lima

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Cantanhede adere a protestos contra a reforma da Previdência.

NANDO AGUIAR, QUEM É? DE ONDE VEIO E QUAL SEU OBJETIVO NA CÂMARA DE VEREADORES DE CANTANHEDE?