Vereador Charles cogita pedir anulação de votação de veto a projetos de lei de sua autoria.

ver. Charles Carvalho
O vereador Charles Carvalho (PSDC) de Cantanhede pretende pedir anulação da votação a veto aos seus Projetos de Lei apresentados na Câmara Municipal,:

Projeto de Lei Nr002/2015 que “Determina que nas praças públicas do Município de Cantanhede MA, sejam implantados espaços de atividades de recreação, exercício físicos e terapêuticos para crianças, idosos e público em geral, no momento de suas implantações e/ou reformas.”

Projeto de LeiNr 003/2015que “Dispõe sobre o plantio de arvores frutíferas em logradouros públicos da zona urbana e rural do Município de Cantanhede MA, e da outras providencias.”

De acordo com o vereador, houve varias irregularidades no processo de votação, que aconteceu na ultima sessão de segunda feira dia 10 do corrente mês, dentre as irregularidades está à justificativa para o veto, segundo o vereador foi usado artigo da constituição federal que trata das atribuições da câmara de deputados e do senado federal (§ 1º do art. 66), ignorando o regimento interno da casa.

Na sequencia, o Projeto de Lei Nº 02, de 25 de maio de 2015, de autoria do Vereador Charles Carvalho, jamais poderia ter sido considerado vetado, com a mensagem Nº 02 de 02 de fevereiro de 2014, pois a mesma tratava do Projeto de Lei 002/2013, de autoria da Câmara,como se vê, os números e datas acima, além da autoria não correspondem ao mesmo documento.

Outra irregularidade, o projeto de lei, vetado pelo Poder Executivo, conforme consta no § 2º do art. 112 do regimento da casa deveria ser encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, para expedição do competente parecer,o que não foi apresentado,um outro detalhee que, a votação ao veto não estava na pauta do dia, sendo imposta pela presidência sem aviso prévio aos demais vereadores, um outro detalhe muito importante foi a inesperada participação do presidente da Câmara Emerson Costa (PCdoB) no processo de votação, o que mais uma vez é contra o regimento da casa que diz o seguinte: “o presidente não poderá oferecer projeto, indicação, ou requerimento, nem votar, exceto nos casos de empate ou votação nominal”(art. 9, paragrafo 1º)
O vereador Charles diz que não pretende causar discórdia a casa, que a ideia é que seja aplicada sempre o principio da legitimidade e regularidade do regimento, e que os projetos vetados não são inconstitucionais e são sim de interesse publico o contrario do que diz a justificativa dada pelo paragrafo 1º do art. 66 da constituição usada pelo executivo.

Charles diz ainda, ser uma pena que projetos que priorizam o bemestar, a saúde, e a integração das pessoas, não sejam realmente prioridade por partes daqueles que representam o povo, afirma ainda que esse tipo de atitude de alguns colegas não o fara desistir, e que nas próximas sessões continuará a apresentar outros bons projetos, pensando sempre no bem estar dos cantanhedenses.

E finaliza, ressaltando, que o comprimento de sua missão, como vereador, de apresentar os seus projetos e aprovar os projetos de seu colegas vereadores que visam o bem da coletividade, esta acima de qualquer interesse particular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.