TÉCNICOS AGRÍCOLAS PARTICIPAM DO DIÁLOGOS PELO MARANHÃO EM BARÃO DE GRAJAÚ

Barão de Grajaú

A programação de sábado (12) foi finalizada reunindo lideranças de Barão de Grajaú. Novamente a pauta da região voltou-se para a agricultura familiar. O encontro foi acompanhado por técnicos do Serviço (Senar) dos municípios maranhenses de Codó, Presidente Médice e Cantanhede. Trinta e dois profissionais estão em treinamento em Floriado (PI) sobre assessoramento para os produtores rurais. “Estamos tendo aulas teóricas e práticas para melhorar os índices do campo que, infelizmente, no Maranhão são baixos. Vamos atuar para que o agricultor maranhense tenha uma produtividade melhor, disse Aeudes Ericeira, de Presidente Médice.

O baixo desempenho do Maranhão está sustentado, principalmente, na falta de assessoria. O objetivo da qualificação é assegurar aos produtores o desenvolvimento do trabalho de forma tecnificada. “Estamos nesse treinamento para identificar o erro e saber quais soluções podemos dar para os agricultores. Consequentemente, o reflexo é a melhoria da qualidade de vida dos produtores”, explicou Miqueias Fernandes, da cidade de Tuntum.

Para Roniclésio Lopes, de Cantanhede, a falta de incentivo do poder público também é um entrave para o sucesso da lavoura. “Você vê na região sul do estado produtores bem sucedidos, nas outras regiões os produtores maranhenses não têm boa produção por falta de assistência técnica de qualidade”, considerou. “A Agência de Assistência Técnica (Agerp) não supre a demanda. Antes existia a Emater, que foi extinta na década de 90. Até hoje se cria órgão, mas sem condições, estrutura e capacidade de atender os agricultores”, frisou Francisco Alves, Codó.

César Júnior, liderança de Barão de Grajaú, listou também outras prioridades: educação, saúde e segurança. “A cada dia vemos a necessidade do nosso povo. A gente espera que a mudança chegue para nossa cidade”, completou.

Diálogos pelo Maranhão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES