Pular para o conteúdo principal

Instituto Jackson Lago divulga nota sobre os 4 anos da cassação do ex-governador


O Instituto Jackson Lago, através da presidente da entidade, Clay Lago, divulgou nota em lembrança do fatídico 17 de abril de 2009, dia em que o governador Jackson Lago foi vítima do que o ex-ministro do TSE, Francisco Rezek, considerou “golpe de Estado pela via judiciária”. Veja:
NOTA
O dia 17 de abril de 2009 foi chamado por Jackson, patrono deste Instituto, de “dia da infâmia”, pois nele, um governo democrático e popular, eleito pelo voto livre e consciente da maioria dos maranhenses foi derrubado por um golpe pela via judiciária e no seu lugar foi erigido um governo ilegítimo, sem povo e sem votos, o qual perpetuou e perpetua no poder o mesmo grupo político que domina o Estado do Maranhão há quase meio século.
O Governo Jackson representou a concretização de uma luta histórica das oposições maranhenses, cuja vitória foi conquistada na consigna da frente de libertação: “agora é a vez do povo”. Em documento escrito de próprio punho, no calor da hora em que saiu do Palácio dos Leões, Jackson resumia as realizações de seu governo nos 2 anos, 3 meses e 17 dias que durou: “agora surgem centenas de escolas, empresas se instalando para gerar emprego, os grandes fóruns populares (a participação popular é a marca maior do tempo de libertação). Investimentos na saúde, descentralização democrática para viabilizar o desenvolvimento econômico. Estradas são construídas em todas as regiões do estado”. Esse foi o motivador do golpe, o temor de que essas realizações se consolidassem e não permitissem o retorno do aludido grupo dominante ao poder político no Estado.
Por tudo isso, este é um dia para refletirmos e termos clareza de que muito ainda temos que lutar para que exista democracia no Maranhão. Mais uma vez, evocamos Jackson para sintetizar nossas esperanças, agora na Carta aos Maranhenses que ele divulgou logo após o golpe: “Entrei no Palácio e dele saí pela porta da frente e nos braços do povo. Resisti o quanto pude à violência daqueles que pensam que são donos do Maranhão. O que eles não sabem, o que jamais aprenderão, é que no meu lugar milhares se levantarão para combater o atraso e a mentira de um governo sem votos, sem legitimidade, sem o respeito do seu povo.”
O dia 17 de abril de 2013, quatro anos depois, continua a nos desafiar permanentemente, cada um e cada uma, amigos e amigas, a nos levantar e combater esse atraso, com o mesmo espírito de luta que sempre revestiu Jackson até o momento derradeiro.
São Luís, 17 de abril de 2013
Clay Lago
Presidente do Instituto Jackson Lago

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidato a vereador é covardemente agredido por aliados de Paulo Fubuia e Kabão

O Candidato a vereador pela coligação “agora é vez do povo”, o irmão Raimundo Alves(PTN) foi brutalmente e covardemente agredido em praça publica na noite de sábado dia 3, onde participava pacificamente de protesto contra o prefeito kabão e seu candidato a sucessão Paulo fubuia, Raimundo Alves ficou conhecido nos últimos dias com seus discursos fervorosos contra a atual administração, e quando publicou o descaso da administração publica em relação ao abandono de prédios públicos como o ginásio esportivo Roseana Sarney em uma rede social, que está simplesmente “jogado ao léo” o candidato a vereador, também vem ganhando a simpatia pelo seu carisma, e jeito simples de buscar o voto, casa a casa, olho a olho. Raimundo estava somente a acompanhar e até pedia cautela dos demais protestante, mais não foi poupado, um dos aliados do Candidato a prefeito Paulo Fubuia, partiu para o ataque e buscou aquele que estava ali para apaziguar. Além do Irmão Raimundo, pelo menos mais uma pessoa identif…

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.