Pular para o conteúdo principal

PREFEITURA DE CANTANHEDE PRESTA HOMENAGEM A UM DOS SEUS MAIS ILUSTRES FILHOS.

homenagem_ao_filho_ilustre_de_cantanhede
Ontem (26) de fevereiro, completou 123 anos da morte de Fábio Alexandrino de Carvalho Reis, um dos mais importantes maranhenses do século XIX. hoje (27), a prefeitura presta uma homenagem a este cantanhedense ilustre com uma missa em sua memória, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, a partir das 19h30.
Fábio Alexandrino de Carvalho Reis nasceu no povoado Candibas, no município de Cantanhede no dia 13 de outubro de 1815.
Bacharel em direito pela faculdade de Olinda, formado em 1838 e oficial da ordem da Rosa. Em dezembro de 1840 foi nomeado coletor geral das rendas do Maranhão e, passando em 1842 a servir o cargo de procurador fiscal, foi ao cabo de dez anos nomeado inspetor da alfândega do Pará pelo ministro da fazenda visconde de Itaborahy, um dos chefes do partido que ele combatia na imprensa e no parlamento, e chegou ao cargo de presidente da província do Pará, de maio a agosto de 1860. Da alfândega do Pará foi em 1863 removido para a de Pernambuco e desta em 1864 para a do Rio de Janeiro. Em 1867, deixando o serviço de fazenda por ter sido removido para a inspetoria do Rio Grande do Sul, fundou no Rio de Janeiro um estabelecimento de instrução com o título de colégio perseverança; mas em 1872 deixou-o por haver sido reintegrado no cargo de inspetor da alfândega de Pernambuco, donde passou em 1882 para a da Bahia, e foi aposentado em janeiro do ano seguinte, sendo poucos dias depois, nomeado membro interino do conselho naval.
Foi deputado pela assembleia da província do Maranhão em duas legislaturas: na geral na de 1848, que foi dissolvida, e em três posteriores, e figurou numa lista tríplice para senador.
Fábio Alexandrino de Carvalho Reis, foi um dos mais importantes maranhenses do século XIX.
Filho de Antonio José dos Reis e Anna Rosa de Carvalho Reis, neto de Antonio Carvalho Pinto de Sousa e Lourença Maria Cantanhede, bisneto de José Cantanhede e trineto de Faustino Mendes Cantanhede. Casou com a sobrinha, Anna Rosa Leal, que era irmã de Antonio Henriques Leal. Deixou uma ramificação de ilustres, artistas e intelectuais, como: Aarão Reis criador de Belo Horizonte, Drica Moraes, atriz de cinema, teatro e novela e Daniel Aarão Reis, professor da UFF e Paulo Barçante, um dos principais parceiros do projeto DNA Cantanhede. Fábio Alexandrino de Carvalho Reis faleceu no Rio de Janeiro em 26 de fevereiro de 1890.

fonte :portal da prefeitura de Cantanhede

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.

PREFEITURA DE CANTANHEDE LANÇA NOVA PÁGINA NA INTERNET

A assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Cantanhede lançou hoje (09) de janeiro sua nova página na internet. Foram feitas inovações visando melhorar o acesso a informações relevantes e reunir em um mesmo espaço as ações da Administração de modo geral.

As alterações no layout e na navegação visam melhorar a acessibilidade e permitir que a experiência do usuário seja facilitada. Assim, através da página, é possível se informar sobre as ações do executivo, secretarias e coordenações, ligadas as administração pública.

A nova página foi desenvolvido por Ronaldo Cruz//prozurc web e pode ser acessado por meio do endereço: http://www.cantanhede.ma.gov.br