CANTANHEDE PROMOVE ENCONTRO DO TERRITÓRIO RURAL VALE DO ITAPECURU


encontro_territorial_rural_em_cantanhedeCantanhede sediou ontem (26) o primeiro encontro de 2013 do território Rural do Vale do Itapecuru. A solenidade teve a presença do prefeito de Cantanhede, Zé Martinho, Rogério Salles da AGERP/Cantanhede, Olga Teixeira (Instituto Base), da presidente da Câmara de Vereadores de Cantanhede, Maria José Reis, o vice-prefeito de Vargem Grande, Pedro Micácio e  Narlene Belfort (Presidente do STR de Miranda do Norte) que fizeram parte da mesa.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Paulo Coelho falou sobre o processo de criação do território, as formas de apoio do governo federal aos trabalhadores rurais da agricultura familiar dentro do território. Em seguida, vários representantes dos municípios (secretários, presidentes de associações, institutos e presidente de sindicatos de trabalhadores rurais) discorreram sobre as políticas públicas para o setor.
No final da manhã, os participantes se dividiram em grupos temáticos e um dos assuntos foi o colegiado.
A trabalhadora rural, Maria das Dores  de Sousa Santos de Pirapemas usou o espaço para denunciar a situação da Associação das Quebradeiras de Coco que ela dirige. Maria das Dores disse que a associação está impossibilitada de realizar eleições para presidência da instituição, o que tem dificultado o recebimento do auxílio federal às quebradeiras de coco de Pirapemas.
Participaram da abertura do evento vários secretários municipais e vereadores de Cantanhede.
O Território Vale do Itapecuru - MA abrange uma área de 8.932,20 Km² e é composto por 10 municípios: Anajatuba, Cantanhede, Itapecuru Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, Santa Rita e Vargem Grande.
A população total do território é de 268.335 habitantes, dos quais 127.814 vivem na área rural, o que corresponde a 47,63% do total. Possui 16.865 agricultores familiares, 6.130 famílias assentadas e 54 comunidades quilombolas. Seu IDH médio é 0,57.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.