Pular para o conteúdo principal

Entrevista com o Vereador eleito Emerson Costa -PCdoB de Cantanhede


   blog Cantanhede News começando o novo rumo começa uma série de entrevista com lideranças locais e o nosso primeiro entrevistado é o vereador eleito Emerson Costa PCdoB, o mesmo foi vitorioso na eleição do dia 7 de outubro com 291 votos vencendo a sua companheira de partido Celcilene do Abraão que era vista como favorita por apenas 5 votos,  Emerson Costa serviu Marinha 94 a 2009 chegando a patente de Sargento, mais tinha em sua mente que precisava voltar a sua terra e servir o seu povo, precisava resgatar algo que em sua mente foi perdida por práticas corruptas de antigas lideranças políticas, agora o vereador que exercerá o cargo de janeiro de 2013 a dezembro de 2016 fala um pouco da sua vida e seus pensamentos para o mandato.  
CantanhedeNews: Fale um pouco de sua família e de sua origem! 

Emerson Costa Vereador eleito PCdoB
  
   Emerson Costa: Sou filho do lavrador Sibá e da Professora Neilde tenho quatro irmãos e uma filha, sou casado com Alcineia (neinha). Nasci no povoado fumaça neste município.

CantanhedeNews: Como surgiu a intenção de entrar na vida política? 

Emerson Costa: Acredito que em 1983 quando no aniversário da cidade fui representar o ex-prefeito desta cidade Adrião. Quando criança já discutia política com meu pai, sempre acreditando que é através de boas práticas política que poderemos melhorar as condições de uma comunidade. Defendo que só teremos bons políticos quando homens e mulheres de bom caráter coloquem seus nomes a disposição da população.

CantanhedeNews: Você esperava se eleger vereador, numa conjuntura que contava com cerca de mais de 50 candidatos só no grupo ao qual você faz parte?

Emerson Costa: Sempre acreditei que poderia ser eleito. Às vezes as pessoas olham o tamanho de um grupo político e seus candidatos, e fazem previsões de quais serão eleitos e utilizam como parâmetros apenas a sua condição financeira e/ou reduto eleitoral não analisa a questão partidária ou a coligação. Acredito que isso ocorre devido o desconhecimento das pessoas sobre o sistema político eleitoral do Brasil.
A coligação da qual eu fazia parte era muita aberta e equilibrada, todos tinham chance de alcançar a vitória. Portanto, acreditei sempre em minha eleição, também, esperava que conseguiríamos outra vaga, infelizmente, não foi possível.

CantanhedeNews: Você é estreante como vereador no município, quais são seus principais projetos para o seu mandato?

 Emerson Costa: Com certeza, não tenho experiência, mas antes de me candidatar procurei me preparar para exercer a função. Tenho estudado o Direito constitucional, fiz curso de controle social, sempre busquei entender a função de um vereador para que eu possa exercê-la de forma correta. Meus projetos são:
1. Realizar um mandato popular e participativo, onde o cargo será uma ferramenta permanente da população, buscarei o diálogo com os movimentos sociais, trabalhadores, funcionários públicos municipais;
2. Lutarei pelas construções de: rampa no povoado São Domingos; posto de saúde nos povoados: Pitomba, Viúva, Centro do Albino; Escola, quadra esportiva e poço artesiano no bairro Vila Nova (trado);
3. Lutarei pela instalação da casa do estudante de Cantanhede em São Luis; depois falarei de outros projetos, pois, são muitos e fica difícil de relacionar todos.

CantanhedeNews: Como foi a sua campanha e quais as dificuldades e facilidades passadas? 

Emerson Costa: Fiz uma campanha do tostão contra o milhão, pé no chão, olho no olho, sempre falando a verdade, sem criar falsas expectativas nas pessoas, como meu pai me ensinou.
A facilidade foi ser bem recebido nas casas em que visitei, as pessoas sempre me ouviram com atenção e também expuseram suas idéias.
As dificuldades foram, falta de dinheiro, baixaria por parte de alguns candidatos, falta de estrutura.

CantanhedeNews: Qual será a marca de seu primeiro mandato como vereador?  

Emerson Costa: Participação popular e responsabilidade social. Procurarei ser sempre sincero, dizer quando possível e não quando necessário.

CantanhedeNews: Você sabe que um dos maiores preocupações da população é educação saúde e segurança, então como vereador de que forma vai tratar estas questões?

Emerson Costa: Acredito e defendo que a educação deve ser carro chefe de qualquer administração pública, pois através dela consegue-se solucionar vários problemas das outras áreas. Se tivermos uma boa educação teremos melhorias na saúde, na segurança, e mais emprego e renda.
Como, vereador tentarei colocar na ordem do dia do poder legislativo, esses três temas, para discussão dos problemas e soluções que podemos encontrar nessas áreas.

CantanhedeNews: Qual a importante da Câmara de Vereadores renovada para os próximos quatro anos? 

Emerson Costa: Acredito que a renovação que ocorreu na Câmara neste pleito é um recado da população que está cansada das velhas práticas políticas. E também, uma grande responsabilidade para os novos vereadores, pois a população quer uma postura diferente, mais atuante, mais próxima da sociedade e nós temos que mostrar que estamos aptos a responder as expectativas do povo.
Portanto, se todos se propuserem a trabalhar em prol da sociedade teremos uma legislatura muito produtiva.

CantanhedeNews: Passada a eleição, no que diz respeito à presidência da câmara você já foi sondado para votar na presidência ou ser presidente?

Emerson Costa: Sim, já fui procurado, mas estou conversando com minha base política e com meu partido, para na hora certa fazermos a escolha correta.

CantanhedeNews: Qual é a importância de um Presidente da Câmara?

Emerson Costa: Ele (a) é o (a) representante do poder legislativo municipal quem dirige os trabalhos da Câmara e o segundo substituto do prefeito, portanto um cargo de relevância na política municipal.

CantanhedeNews: Dada a competitividade da campanha, em algum momento chegou a pensar que não conseguiria chegar a vitoria? 

Emerson Costa: Devido a demorar e a pequena diferença a segunda colocada da minha coligação pensei que não conseguiria. Mas durante a campanha sempre acreditei na vitória.

CantanhedeNews: Eleito pela situação qual a linha que assumirá Durante seu mandato?

Emerson Costa: Um político sempre tem que conhecer o perfil de seu eleitorado, para poder tomar as suas decisões. Sei que fui eleito pela situação, mas os meus eleitores querem um representante com independência, seriedade, verdadeiro e honesto, portanto essa será minha linha de atuação sempre em consonância com a população e respeitando sempre meu grupo político, pelo qual me elegi.

CantanhedeNews: O que você achou da vitória do atual prefeito José Martinho nas eleições 2012?

Emerson Costa: Ela representa um novo ciclo que se iniciou na eleição de 2008, onde a população rechaçou um grupo político e deixa claro que quer novas lideranças.
A sociedade cantanhedense demonstrou que é bairrista, não quer mais pessoas de fora no comando do poder executivo, aqueles que não perceberam este sentimento não terão futuro na política local.
Não podemos dizer para uma criança ou jovem estudar, lutar para vencer na vida e depois ir para um palanque defender uma pessoa de outro lugar contra alguém de Cantanhede, deixando claro que um cantanhedense não tem competência para administrar sua cidade.

CantanhedeNews: O que significa o PCdoB para você?
 
Emerson Costa: Representa um partido que sempre lutou pela democracia e a participação plena da população no destino do País. Foi a organização política que mais perde integrante na luta pela democracia. Defendemos um Estado mais solidário, onde as pessoas tenham mais importância do que o capital, com mais justiça social e o trabalhador tenha uma vida digna. Defendemos uma educação de qualidade como estratégia de desenvolvimento nacional e que seja direito de todos.
Portanto, o PCdoB é um partido que tem resposta para os anseios da sociedade, e queremos contribuir para o desenvolvimento de nosso município.

CantanhedeNews: Eleições 2014 o seu partido tem com certeza o principal nome da oposição hoje no estado, como você e o partido local irá se manifestar considerando que o atual prefeito do grupo que você faz parte é da base governista (grupo Sarney).  

Emerson Costa: Com certeza, não temos apenas o melhor nome da oposição, mas também, o melhor nome para colocar em prática as novas formas de fazer política, as quais a população tanto quer e precisa para temos um Estado que consiga acompanhar o desenvolvimento do Brasil. FLÁVIO DINO, representa a mudança que o Maranhão precisa para sair da posição de pior Estado do Brasil e se torne um lugar digno para todos nós.
A aliança do PCdoB com o prefeito José Martinho foi uma questão local, onde acreditamos que ele é a melhor pessoa para administrar o nosso município no momento. Sabemos que ele é da base da oligarquia que domina o Maranhão, mas nós não temos compromisso de apoiá-lo, além disso, ele sabe que na questão estadual teremos caminhos diferentes. Entretanto, acreditamos que nada dura para sempre e na política as mudanças ocorrem com mais velocidade.
Em 2014, a função do PCdoB em Cantanhede é unir um grande grupo de lideranças para lutarmos pelo sentimento que cresce a cada dia no Maranhão, não seremos donos da campanha de FLÁVIO DINO, apenas seremos trabalhadores deste projeto.

CantanhedeNews: Qual a mensagem que você deixa aos seus eleitores que lhe proporcionaram uma boa votação?  

Emerson Costa: Agradeço a Deus, minha família, meu partido, meu grupo político e todos que confiaram seu voto em mim e me deram a missão de representá-los. Agradeço a cada pessoa que não votou em mim, mas que me recebeu de forma educada e carinhosa.
Reafirmo meu compromisso de lutar para fazer um mandato que em consonância com os anseios da população. Espero contar com a participação da sociedade nos debates e nas lutas. Peço que a população participe mais da vida política do município, vá à Câmara assista às sessões, opinem, sejam participativos, só assim teremos políticos cumpridores dos seus deveres. Não podemos mais fazer políticas apenas em época de eleições.

CantanhedeNews: deixe suas considerações finais:

Emerson Costa: Peço que a população participe mais da vida política do município, vá à Câmara, assista às sessões, opinem, sejam participativos, só assim teremos políticos cumpridores dos seus deveres. Não podemos mais fazer políticas apenas em época de eleições.
De já, desejo a todos um feliz natal e um 2013 com muitas realizações. Que Deus nos dê saúde, paz, sabedoria e ilumine nossos caminhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidato a vereador é covardemente agredido por aliados de Paulo Fubuia e Kabão

O Candidato a vereador pela coligação “agora é vez do povo”, o irmão Raimundo Alves(PTN) foi brutalmente e covardemente agredido em praça publica na noite de sábado dia 3, onde participava pacificamente de protesto contra o prefeito kabão e seu candidato a sucessão Paulo fubuia, Raimundo Alves ficou conhecido nos últimos dias com seus discursos fervorosos contra a atual administração, e quando publicou o descaso da administração publica em relação ao abandono de prédios públicos como o ginásio esportivo Roseana Sarney em uma rede social, que está simplesmente “jogado ao léo” o candidato a vereador, também vem ganhando a simpatia pelo seu carisma, e jeito simples de buscar o voto, casa a casa, olho a olho. Raimundo estava somente a acompanhar e até pedia cautela dos demais protestante, mais não foi poupado, um dos aliados do Candidato a prefeito Paulo Fubuia, partiu para o ataque e buscou aquele que estava ali para apaziguar. Além do Irmão Raimundo, pelo menos mais uma pessoa identif…

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.