Dilma marca reunião que decidirá destino de Orlando Silva

Planalto avalia que a imagem do ministro já está muito desgastada para que ele se mantenha no cargo - e já avisou ao PC do B que quer a demissão de Silva

O ministro do Esporte, Orlando Silva, durante depoimento aos parlamentares

O ministro do Esporte, Orlando Silva, durante depoimento
aos parlamentares (Renato Araújo/ABr)

 
Mesmo estando em visita à África, a presidente Dilma Rousseff tem acompanhado atentamente os desdobramentos do escândalo de corrupção no Ministério do Esporte – e não está nada contente com o que viu. Na avaliação do Planalto, embora o ministro Orlando Silva tenha se saído bem nas explicações dadas à Câmara e ao Senado, seus depoimentos não foram suficientes para aplacar o bombardeio sobre a pasta. 

Temendo um desgaste ainda maior na imagem do governo, a presidente deve se reunir entre quinta e sexta-feira com o ministro – e a expectativa é que acertem a saída de Silva.

De acordo com o jornal O Globo, o Planalto avalia que o desgaste político possa fragilizar o governo, caso a crise no Esporte se arraste por um longo período. Afinal, a presidente Dilma optou por seguir com Orlando Silva no Esporte a pedido de seu antecessor, embora a Controladoria Geral da União (CGU) já tivesse apontado irregularidades em 67 convênios da pasta desde 2006 – motivo pelo qual o governo cobra do Esporte a devolução de mais de 49 milhões de reais em recursos desviados por ONGs.

Dentro do PC do B, partido que controla o Esporte há nove anos, já se cogita a possibilidade de perda da pasta. “Pela boa relação que temos, vou conversar com a presidente Dilma e ouvir a opinião dela. Quando Dilma chegar, vou deixar claro que o ministro é dela. Ela é que decide”, afirmou ao Globo Renato Rabelo, presidente do partido. O recado passado à sigla pelo Planalto foi claro: se ficar, Orlando Silva será apenas um fantasma no cargo – já que Dilma assumiu para si as decisões relativas à Copa do Mundo de 2014 – e sairá de todo modo na reforma ministerial que a presidente pretende promover até janeiro.

Dilma chega de Angola, o último país de seu roteiro pela África, na noite desta quinta-feira. E já teria agendado uma reunião com o ministro Silva e Rabelo.

Escândalo - Na edição de VEJA desta semana, João Dias, responsável por duas entidades que receberam dinheiro da pasta, relatou que o PCdoB usava os convênios para fazer caixa de campanha. Das verbas destinadas às ONGs, até 20% eram desviados.

O próprio ministro recebeu uma caixa repleta de dinheiro, de acordo com uma das testemunhas do caso. Orlando Silva nega todas as acusações e diz que João Dias é um "bandido" que não tem qualquer credibilidade.

VEJA.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.