São Luís, a capital de todos nós

 
Hoje, a nossa querida ilha completa 399 anos de vida. E o que temos que comemorar?
Ao contrário do que muitos afirmam- temos muito sim.
O jeito ludovicense de ser é a característica mais marcante do nosso povo. Afinal, o que define uma cidade é exatamente a sua gente, de acordo com os velhos ensinamentos das ciências que se propõem a estudar os fenômenos sociais.
E neste quesito nossa ilha merece uma sonora nota 10. Todos os amigos que são de outros estados e que costumeiramente nos visitam, relatam esta característica do ludovicense: somos muito acolhedores.
Embora não seja um ludovicense nato, pois cheguei em São Luís no carnaval de 1977, vindo de uma cidadezinha do sul do Maranhão chamada Campestre, ainda criança, fui rapidamente dominado pelo nosso jeito de ser.
Criado nos bairros Sacavém e São Bernardo, e estudando na Vila Palmeira, o meu caráter e a minha personalidade foram moldados aqui. Lembro-me de ainda criança pegar um ônibus coletivo da Empresa São Luís para ir à Praia do Olho d'Água. Ô tempo bom!
Sou, sim, um um cidadão apaixonado por esta “ilha magnética” e que alguns a chamam de “ilha do amor”. Também somos a “ilha do reggae”, enfim várias ilhas dentro um ilha só.
Existe algo mais aprazível do que tomar uma água de coco ao final da tarde na Litorânea? Talvez sim, uma água de coco na Praia do Meio. Aliás, todas as águas de coco tomadas aqui são simplesmente inesquecíveis.
A nossa ilha é linda e cercada de encantos, uma belíssima maravilha da parte mais setentrional do Brasil. Comemore, festeje, viva (…). Nossa linda São Luís é a inspiração de poetas, namorados, amantes e pessoas que sabem apreciar as coisas boas da vida.
Uma curiosidade, sabem por que quem nasce aqui é chamado de ludovicense? Exatamente por que
na época em que fomos fundados, em 8 de setembro de 1612, o rei francês era Luiz de França. E o seu nome em latim é “ludovicus”. Daí deriva o nome ludovicense.
São Luís, MA, Brasil

Comentários

Postar um comentário

Acesse Cantanhede News - faça seu comentário, lembramos que não publicamos comentários de anônimos.

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES