Pular para o conteúdo principal

São Luís, a capital de todos nós

 
Hoje, a nossa querida ilha completa 399 anos de vida. E o que temos que comemorar?
Ao contrário do que muitos afirmam- temos muito sim.
O jeito ludovicense de ser é a característica mais marcante do nosso povo. Afinal, o que define uma cidade é exatamente a sua gente, de acordo com os velhos ensinamentos das ciências que se propõem a estudar os fenômenos sociais.
E neste quesito nossa ilha merece uma sonora nota 10. Todos os amigos que são de outros estados e que costumeiramente nos visitam, relatam esta característica do ludovicense: somos muito acolhedores.
Embora não seja um ludovicense nato, pois cheguei em São Luís no carnaval de 1977, vindo de uma cidadezinha do sul do Maranhão chamada Campestre, ainda criança, fui rapidamente dominado pelo nosso jeito de ser.
Criado nos bairros Sacavém e São Bernardo, e estudando na Vila Palmeira, o meu caráter e a minha personalidade foram moldados aqui. Lembro-me de ainda criança pegar um ônibus coletivo da Empresa São Luís para ir à Praia do Olho d'Água. Ô tempo bom!
Sou, sim, um um cidadão apaixonado por esta “ilha magnética” e que alguns a chamam de “ilha do amor”. Também somos a “ilha do reggae”, enfim várias ilhas dentro um ilha só.
Existe algo mais aprazível do que tomar uma água de coco ao final da tarde na Litorânea? Talvez sim, uma água de coco na Praia do Meio. Aliás, todas as águas de coco tomadas aqui são simplesmente inesquecíveis.
A nossa ilha é linda e cercada de encantos, uma belíssima maravilha da parte mais setentrional do Brasil. Comemore, festeje, viva (…). Nossa linda São Luís é a inspiração de poetas, namorados, amantes e pessoas que sabem apreciar as coisas boas da vida.
Uma curiosidade, sabem por que quem nasce aqui é chamado de ludovicense? Exatamente por que
na época em que fomos fundados, em 8 de setembro de 1612, o rei francês era Luiz de França. E o seu nome em latim é “ludovicus”. Daí deriva o nome ludovicense.
São Luís, MA, Brasil

Comentários

Postar um comentário

Acesse Cantanhede News - faça seu comentário, lembramos que não publicamos comentários de anônimos.

Postagens mais visitadas deste blog

Candidato a vereador é covardemente agredido por aliados de Paulo Fubuia e Kabão

O Candidato a vereador pela coligação “agora é vez do povo”, o irmão Raimundo Alves(PTN) foi brutalmente e covardemente agredido em praça publica na noite de sábado dia 3, onde participava pacificamente de protesto contra o prefeito kabão e seu candidato a sucessão Paulo fubuia, Raimundo Alves ficou conhecido nos últimos dias com seus discursos fervorosos contra a atual administração, e quando publicou o descaso da administração publica em relação ao abandono de prédios públicos como o ginásio esportivo Roseana Sarney em uma rede social, que está simplesmente “jogado ao léo” o candidato a vereador, também vem ganhando a simpatia pelo seu carisma, e jeito simples de buscar o voto, casa a casa, olho a olho. Raimundo estava somente a acompanhar e até pedia cautela dos demais protestante, mais não foi poupado, um dos aliados do Candidato a prefeito Paulo Fubuia, partiu para o ataque e buscou aquele que estava ali para apaziguar. Além do Irmão Raimundo, pelo menos mais uma pessoa identif…

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.