Pode dá em nada a filiação de Marrecão no PT de Cantanhede.


Do blog do Robert Lobato

Segundo apurou o blog, o pai do prefeito de Itapecuru, Júnior Marreca (PR), pode se tornar inelegível justamente pelo fato do seu filho está no exercício do segundo mandato, o que caracterizaria naquilo que os especialistas chamam de “família itinerante”, uma versão do chamado “prefeito itinerante”, onde um gestor municipal, estando no segundo mandato, tenta transferir-se para outra cidade para concorrer a um novo mandato de prefeito.

Júnior Marreca(foto): duas vezes prefeito de Itapecuru, o que pode tonar seu pai, Marrecão, inelegível na cidade de Cantanhede.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já se manifestou contrário aos casos de “prefeito itinerante”, procedimento, aliás, que impediu, por exemplo, o ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando, renunciar a prefeitura daquela cidade para se candidatar em São Luis, em 2012.

Este blogueiro procurou saber a opinião do especialista em Direiro Eleitoral, professor Flávio Braga, sobre o assunto. Braga fez referência a um Recurso Especial Eleitoral que aguarda julgamento no TSE,  originário do município de e Landri Sales (PI), que defende a tese da família política itinerante “quando uma pessoa  tenta obter  um terceiro mandato consecutivo de prefeito para o mesmo núcleo familiar, em município diferente daquele que já foi administrado duas vezes seguidas pelo parente causador da inelegibilidade reflexa (decorrente de parentesco), prevista no artigo 14, § 7º da CF“, explica.

Prof. Flávio Braga: lembra tese da "família itinerante", em julgamento no TSE

O especialista lembra, porém, que o Relator do caso, ministro Arnaldo Versiani, proferiu voto contrário à admissão da referida tese, em 09/08/11, mas depois ” a ministra Cármen Lúcia Após pediu vista do processo para examinar melhor a matéria, o que poderá dá outros rumos à matéria em questão”, disse.
Se o TSE considerar a tese de “família itenerante” procedente, Marrecão será inelegível na cidade de Cantanhede, pois o a justiça entenderá que a sua candidatura seria a tentativa de um terceiro mandato do seu filho, o prefeito Júnior Marreca.
A polêmica está posta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.