Pular para o conteúdo principal

Pela 3ª vez - MP pede a interdição do matadouro público de Cantanhede

Devido as condições inadequadas estruturais e de funcionamento do matadouro do município de Cantanhede, o Ministério Público do Maranhão ajuizou, no dia 8 de setembro, Ação Civil Pública contra o referido município, solicitando, como medida liminar, a interdição do estabelecimento. Propôs a manifestação a promotora de Justiça Rafaela Martins Pereira Toni.

Entre as irregularidades constatadas estão a desobediência às normas de higiene, o abate inadequado de animais e a contaminação do meio ambiente.

Ainda como medida liminar, foi pedido que o município se abstenha de lançar resíduos a céu aberto, para não contaminar o solo e evitar a proliferação de doenças. Também foi solicitada a limpeza de toda a área do matadouro.

Para todos os pedidos foi prevista uma multa diária de R$ 10 mil, em caso de desobediência.

A Promotoria de Justiça da Comarca de Cantanhede solicitou também a condenação do município a construir um novo matadouro, adequado às normas técnicas e sanitárias vigentes.

Foi pedido, igualmente, o pagamento dos prejuízos ambientais causados pelo matadouro, que despeja resíduos a céu aberto, afetando o Rio Itapecuru.

Outra solicitação refere-se à recuperação pelo município de toda a área prejudicada pela atividade do estabelecimento. Neste caso, a Prefeitura de Cantanhede deve contratar empresa especializada em consultoria ambiental, viabilizando integral correção dos locais afetados, sob pena de multa diária, com valor a ser fixado pela Justiça.

Ainda foi pedida a condenação do município pelos danos morais coletivos causados, em razão da degradação da área, com a valor a ser estabelecido pela Justiça.

IRREGULARIDADES
A ação foi motivada por diversas denúncias apresentadas ao MP sobre as irregularidades praticadas no matadouro. Declarações também foram colhidas na audiência pública realizada em dezembro de 2010. Uma inspeção foi feita pelo MP, constatando as péssimas condições estruturais e de funcionamento do local. O relatório integrou o inquérito civil instaurado pela Promotoria, em janeiro de 2011, para investigar o caso.

Novas inspeções foram realizadas, no mês de fevereiro, pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária e pela Vigilância Sanitária Estadual também constatando a grave situação do estabelecimento. O relatório desta última aponta não somente violação dos princípios sanitários, mas também prática primária e cruel de abate, resultando em sofrimento desnecessário aos animais."Realizada com marretada provocando sofrimento e dor, desrespeitando o bem estar do animal", foi relatado.

Também destacou que as irregularidades põem em risco, além dos consumidores, os funcionários do matadouro. O relatório ainda apontou a contaminação do meio ambiente pelos resíduos lançados a céu aberto.

"O abate inadequado de animais é um verdadeiro problema de saúde pública no município de Cantanhede", destacou a promotora de Justiça Rafaela Martins Toni, na ação.

O MP apurou ainda a existência de um convênio celebrado entre o município de Cantanhede e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a construção de um novo matadouro e o contrato de repasse firmado com a Caixa Econômica Federal, necessário para a construção. No entanto, até hoje não foi iniciada a execução do projeto.

Com informação da ASCOM/MPMA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.

PREFEITURA DE CANTANHEDE LANÇA NOVA PÁGINA NA INTERNET

A assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Cantanhede lançou hoje (09) de janeiro sua nova página na internet. Foram feitas inovações visando melhorar o acesso a informações relevantes e reunir em um mesmo espaço as ações da Administração de modo geral.

As alterações no layout e na navegação visam melhorar a acessibilidade e permitir que a experiência do usuário seja facilitada. Assim, através da página, é possível se informar sobre as ações do executivo, secretarias e coordenações, ligadas as administração pública.

A nova página foi desenvolvido por Ronaldo Cruz//prozurc web e pode ser acessado por meio do endereço: http://www.cantanhede.ma.gov.br