Roberto Rocha filia-se ao PSB em solenidade prestigiada

Roberto Rocha: ato de filiação bastante prestigiado

O ex-deputado e ex-presidente do Diretório Estadual do PSDB Roberto Rocha assinou a ficha de filiação ao PSB do Maranhão, na noite desta quinta-feira (28), no auditório Fernando Falcão, da Assembleia Legislativa, em ato bastante pretigiado pela classe política maranhense.

Representantes de vários partidos do campo das oposições marcaram presença na solenidade, entre os quais o PDT, PPS e PC do B. Até representantes de partidos da base do governo Roseana como o PP e PSL foram prestigiar a entrada de Roberto Rocha nos quadros do PSB.

A surpresa, porém, foi a presença do deputado federal tucano Pinto Itamaraty no evento, que, inclusive, chegou a integrar a mesa de autoridade durante a coletiva concedida pelo governador e presidente nacional do PSB, Eduardo Camnpos.

Roberto Rocha deixa o PSDB durante anos de vida política dedicada ao tucanato maranhense, onde foi um dos grandes responsáveis pelo crescimento do partido aqui no estado. O agora socialista alega que sua saída do ninho tucano se deu por questão meramente de natureza política e que deixa muitos amigos na legenda. Em momento algum atacou ou fez críticas pessoais a qualquer membro do PSDB local.

“Mudo de partido, mas não mudo minhas opiniões, minhas convicções. Não saio do PSDB por motivo pessoal, mas porque questão de visão política estratégia, não esperem de mim qualquer gesto de hostilidade a um companheiro meu” afirmou.

Já o governador Eduardo Campos fez questão de expressar deferências ao novo socialista maranhense e afirmou que a filiação de Roberto Rocha demonstra que o PSB terá um projeto político para o Maranhão.

“Estarei aqui outras vezes do lado do Maranhão para construir outras vitórias. O povo maranhense tem encontro marcado com a política. Chegou a hora (da mudança) como chegou em outros Estados, e a filiação de Roberto Rocha mostra que teremos um projeto para o estado. Vamos fazer um Maranhão e um Nordeste novos”, disse.

UNIDADE

Todos os discursos dos socialistas presentes foram em torno da “unidade partidária”, mas como nem todos que estavão ali eram crianças como Roberto Neto, neto de Roberto Rocha, sabemos que a coisa não é bem assim.

O ex-governador José Reinaldo, por exemplo, nas vésperas da filiação de Roberto Rocha saiu afirmando pela imprensa que a entrada do ex-tucano teria o “dedo do Sarney” para desestabilizar o PSB maranhense. Aliás, até na manhã da quinta-feira, dia da filiação de Rocha, ainda não era dada como certa a presença do José Reinaldo no ato. Com certeza deve ter sido necessário alguns “puxões de orelha” por parte de Eduardo Campos para que a coisa fosse revertida.

OPOSIÇÕES

Outra tônica dos discursos foi quanto a tão sonhada “unidade” das oposições maranhenses.
Não obstante a presença de vários partidos oposicionistas poder mostrar que os “marmanjos” estejam mais maduros, está longe de representar que estarão todos juntos em 2014, até porque antes tem um grande obstáculo chamado 2012, onde as vaidades devem aflorar como de costume.

Sem falar que o fator João Castelo pode ser um dos complicadores para a unidade das oposições, já que o PSB, que faz parte desse campo, já chega desafiando o prefeito da capital, que poderá se sentir desobrigado de apoiar um projeto oposicionista em 2014 se em 2012 querem comer o seu fígado.

Enfim, a filiação de Roberto Rocha, ainda que represente a oxigenação do PSB e das forças de oposicionistas, é também mais um episódio histórico nas históricas complicações e contradições dessas forças no Maranhão.

Do blog do Robert Lobato.

Comentários

  1. ESTELIONATOS ELEITORAIS

    Com a rendição de José Reinaldo Tavares ao projeto rupestre, os “fiés da Balança” pro ano da Copa passam a ser a adesão do imobilizado deputado Bira do Pindaré a esse traçado e o posicionamento para 2014 do prefeito de Imperatriz Sebastião Madei-ra. Diante de tudo isso, Roseana só tem uma saída para a sua sucessão: ” EDSON LOBÃO PRA GOVERNADOR” . O velho Lobo já conta com um agravantes, é que a Refinaria Premium voltou à mesa de negociações.E num eventual novo sorteio, o mais provável é que o Maranhão não será mais premiado com a Refinaria; O gás não ex-plodiu em Capinzal do Norte. Juntando esses fatos ao montante de estelionatos eleito-rais cometidos por Roseana Sarney na eleição passada, acho que não tem pra nin-guém: Luis Fernando, Lobão, Lobinho....

    MARCO ANTONIO CARVALHO

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Acesse Cantanhede News - faça seu comentário, lembramos que não publicamos comentários de anônimos.

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.