Cantanhede na Luta Pelos Direitos Humanos



Realizada pela REDE DE DEFESA DOS DIREITOS DAS CIDADANIA DAS REGIÕES DO VALE DO ITAPECURU, BAIXADA E MEARIM, aconteceu no ultimo sábado 25, em cantanhede no salão paroquial o ENCONTRO DAS REDES E FORUNS DE CIDADANIA DO ESTADO DO MARANHÃO com o objetivo da criação do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, os trabalhos foram dirigidos por Jorge Moreno que Apresentou a coordenação do estado do Maranhão. Colocou a situação das redes e fóruns de cidadania
Falou do trabalho dos foruns em cerca de 136 municípios, sendo que dos mesmo, dois foram escolhidos como modelo no estado. Anajatuba e Cantanhede. Colocou que para ser modelo é preciso organização, e motivou todos para que a organização de fato exista. Jorge explicou que diante de tantos problemas é preciso dar um passo a frente.
Disse que a criação do Núcleo ou organização não é para ser contra gestores,e sim a favor da defesa da cidadania. Se não formos organizados não mudaremos a realidade ao decorrer, dos trabalhos Moreno, pediu que as pessoas interagi-se, citando os motivos naqual elas elas gostariam de ser parte do grupo citando os problemas em sua ruas bairros ou comunidade, algumas comunidades representadas no encontro citaram problemas enfrentados por elas, dentre elas pela falta de:

Comunidade TAMBA: escola, posto de saúde, estrada, energia elétrica
-Pitomba II:  estrada, escola, posto de saúde, ponte
-Ingá: estrada ruim, ponte ruim, quadro escolar, chafariz
-Morada nova: estrada, escola, posto de saúde.
-Sede: ruas, hospital, sistema de água,
-Mandacaru: água, ponte, posto de saúde,
-Mangueirão: escola, posto de saúde, informática, energia
-Ribeira: escola, posto médico, manutenção de escola, energia.

em realção a saúde resultado é que em Cantanhede não temos atendimento adequado. Todo município constrói o plano municipal de saúde, nesta cidade não foram realizadas estas atividades. outros temas como o DIreito de ter direito, e Educação foram trabalhados no encontro que teve seu objetivo alcançado ou seja a criação da organização ou Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, e sua agenda de trabalho aida para este ano.

Em Setembro acontecerá o encontro municipal, em em outubro encontro em comunidades. O encontro será feito no mesmo dia em todas as comunidades.10 de Dezembro será realizado o congresso do povo de Cantanhede,  na qual será elaborada a carta de direito humanos do município.


EQUIPE DE COORDENAÇÃO:

    * DIMAS DOS SANTOS
    * CONSUELO
    * MAGNO
    * REGIANE
    * ANGELITA
    * MARIA ANTONIA
    * ANTONIO NERES
    * MARIA NILZA
    * IANALDO
    * CONCEIÇÃO
    * ZÉ REIS
    * NONATINHO
    * DUZINHO

 Lema do grupo: “A liberdade se conquista lutando por justiça.”

REDE DE DEFESA DOS DIREITOS DAS CIDADANIA DAS REGIÕES DO VALE DO ITAPECURU, BAIXADA E MEARIM
“Na luta por justiça, construindo cidadania”.

Comentários

  1. Ianaldo Pimentel1 de julho de 2011 10:56

    Lutar em defesa dos direitos humanos é defender a VIDA, o bem Mais preciso que Deus nos deu. O povo tem o direito de ser feliz, vomos organizar o nosso povo para se libertar das amarras da opressão.
    "A liberdade se conquista lutando por justiça"
    REDE DE DEFESA, NÙCLEO DE CANTANHEDE

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Acesse Cantanhede News - faça seu comentário, lembramos que não publicamos comentários de anônimos.

Postagens mais visitadas deste blog

CBF unifica títulos e oficializa Palmeiras como maior campeão Brasileiro

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.