O Maranhão da miséria e a miséria maranhense


Os dados divulgados pelo IBGE sobre a miséria no país revelaram cientificamente, isto é, através de um critério quantitativo – R$ 70,00 por mês – o que todos nós já sabíamos racionalmente: que o Maranhão é o estado mais miserável da república! Precisamente, 1,7 milhões de conterrâneos, de um total de 6,5 milhões de habitantes do estado, vivem na miséria. Isso representa 25, 7% da população maranhense – o triplo da média nacional que é de 8,5%! Deixamos bem para trás nossos companheiros de miséria, o Piauí e Alagoas, com 21,3% e 20,3% respectivamente.

Mas o que os dados “científicos” não revelam são as trágicas consequências dessa extrema pobreza material, que são a miséria “espiritual” e “política” dela derivada. Por “miséria espiritual” entendo a falta de educação formal, saúde, cultura, perspectiva cidadã e coletiva. Por “miséria política” compreendo as relações oligárquicas de poder, que se entranham na máquina republicana, que passa a reproduzir reflexivamente a miséria material e espiritual que deveria por dever acabar!

A miséria espiritual destrói qualquer perspectiva de transformação e mudança do horizonte de vida dos cidadãos. Esses, por sua vez, mergulhados no mar da falta de direitos básicos, adotam o individualismo mesquinho e tacanho como único valor ético por essas terras. O “querer se dar bem” imediatamente, sem nenhum julgamento ético, reproduz em uma escala dantesca a miséria onde todos afundamos. Vender o voto, se apropriar da coisa pública, jogar lixo nas ruas, incomodar os outros com som alto, desrespeito no trânsito, agressão às mulheres, crianças e idosos, a arrogância dos “novos ricos” e de uma classe média ignorante, são reflexos dessa pobreza do espírito!

Já a miséria política, mãe de todas as outras misérias, se mostra na corrupção dos poderes republicanos. Na justiça que só funciona para os poderosos. No legislativo – municipal e estadual – que se humilha e se rebaixa ao executivo, abrindo mão de cumprir, minimamente, seu papel constitucional. No executivo, dominado até a medula pelas relações oligárquicas, familiares e de compadrio! É uma espiral de oligarquias, da menor para a maior, que corroem os princípios básicos da racionalidade, da moral e da ética pública. Enriquecimentos ilícitos, fraudes, corrupção ativa e passiva, peculato, apropriação indébita, estelionato, prevaricação, improbidade, demagogia e incompetência são as marcas fundamentais da “miséria política” maranhense!

Portanto, a miséria material que o IBGE nos revela é apenas uma parte da tragédia maranhense. A outra, oculta dos números, só pode ser sentida e compreendida por quem vive nessas terras dominadas pelas oligarquias fâmulas da oligarquia Sarney. No Maranhão, Sarney é o “Rei da Miséria” e Roseana a “Baronesa da ralé”!

Pobre Maranhão! Condenado três vezes pela miséria!

Republicado do blog do jonh Cutrim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.