Morre em São Paulo o ex-governador Jackson Lago

Morreu  na tarde desta segunda-feira (4), às 17h50,no Hospital do Coração, em São Paulo, o ex-governador do Maranhão Jackson Kepler Lago. Ele estava internado desde quarta-feira (30), depois de uma piora no seu estado de saúde. Jackson sofria de câncer de próstata.
Com um quadro de insuficiência respiratória. Depois de duas passagens pelo hospital Albert Einstein e uma outra pelo Incor, o ex-governador voltou a ser internado no Hospital do Coração na última quarta-feira, com problemas cardíacos e insuficiência respiratória. Com o organismo debilitado em função das quimioterapias para tentar conter o câncer de próstata, ele não resistou e veio a falecer no final da tarde desta segunda-feira.
Médico de formação, Jackson Lago foi governador do Maranhão de 2007 a 2009, quando foi cassado injustamente pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Também foi prefeito de São Luís por três mandatos (1989-1992, 1997-2000 e 2001-2002). Devido à doença, estava licenciado da vice-presidência do PDT.
O corpo do ex-governador Jackson Lago será velado na sede do PDT (Partido Democrático Trabalhista), na Rua dos Afogados, Centro, em São Luís, segundo informou a família.


Biografia do Guerreiro e eterno Governador Jackson Lago


Nascido em em 1º de janeiro de 1934 em Pedreiras, no interior maranhense, Jackson Kleper Lago começou a carreira política na década de 1960 enfrentando o regime militar apoiado por Sarney, vencedor do embate contra a oligarquia de Vitorino Freire, que passou 20 anos no poder. Sempre teve como guru político o fundador do seu partido, Leonel Brizola (1922-2004), que também faz parte de uma das grandes tragédias de sua vida.

Formado em Medicina, há cerca de 30 anos, “doutor Jackson”, como é conhecido no Maranhão, ajudou a fundar o Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao lado de Leonel Brizola e de outros políticos de grande relevância nacional. Lago dirigiu de São Luís até o Uruguai para visitar Brizola. Na entrada da cidade de onde saiu, sofreu um acidente no qual morreu sua primeira mulher. Ele próprio ficou em coma por meses. Tornou-se fundador do PDT no Maranhão, tendo como plataforma o sindicato dos médicos maranhenses.

Jackson Lago foi prefeito de São Luís por três vezes: de 1989 a 1992, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2002.

Em 2006, teve a mais surpreendente vitória política de sua carreira: derrotou a senadora Roseana Sarney, então filiada ao PFL e hoje no PMDB, para destronar o clã Sarney do governo estadual depois de um domínio de mais de 40 anos. Nem o apoio do então presidente e ex-aliado Luiz Inácio Lula da Silva à rival conseguiu impedi-lo de chegar ao Palácio dos Leões por estreita margem de votos.

Na época, Jackson disse que ele e o petista Jaques Wagner na Bahia provavam “a queda dos dois últimos bastiões do coronelismo político”. Contudo, em 2009 o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cassou os mandatos de Jackson e de seu vice, Luis Carlos Porto, por abuso de poder e compra de votos. Ele relutou, mas acabou cedendo o cargo a Roseana, que acabou reeleita no ano passado.

O pedetista foi três vezes prefeito de São Luís e ali teve a maior parte da sua votação para o governo estadual. Fora da política, ele era considerado pioneiro em cirurgias torácicas no Maranhão. Foi também professor da Faculdade de Medicina do Estado.

por John Cutrim

Comentários

  1. Esses políticos só falam e não cumprem a sua palavra, fazendo milhões de promessas que não dão em nada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Acesse Cantanhede News - faça seu comentário, lembramos que não publicamos comentários de anônimos.

Postagens mais visitadas deste blog

CBF unifica títulos e oficializa Palmeiras como maior campeão Brasileiro

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.

EU TE CONHEÇO CARNAVAL!