Pular para o conteúdo principal

Prefeito de São Mateus é cassado pela 3ª vez.

Por Genilson Alves


O prefeito do município de São Mateus (foto) a 180km de São Luís, Francisco Rovélio Nunes Pessoa foi cassado pela terceira vez somente nesta legislatura, em sentença publicado hoje pela juíza Ana Gabriela Costa Everton, titular da Comarca de São Luiz Gonzaga e respondendo pela 84ª Comarca Eleitoral do município de São Mateus. A magistrada cassa o prefeito por abuso de poder econômico, captação ilícita e conduta vedada a agente público.

A juíza determinou o afastamento imediato do prefeito cassado, a posse do atual presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos, e convocação de novas eleições a ser definida pela instância superior. O prefeito foi condenado ainda a pagamento de 40 mil UFIR`s e declarado inelegível por oito anos. A decisão cabe recurso.

Entre os crimes eleitorais a magistrada destaca a distribuição de camisas, combustível e canoas em troca de voto. Além de distribuição de fogão, botijão, material de construção, contratação e demissão ilegal de funcionários.

Francisco Rovélio foi cassado pela primeira vez em abril de 2009, pelo juiz Mario Marcio. Permaneceu no cargo graças a uma liminar do TRE. Em abril deste ano, foi afastado por cinco dias após nova cassação da lavra do Dr. Wilson, através de uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), pelos mesmos crimes. O prefeito também conseguiu liminar para retornar ao cargo. Esta AIME está conclusa para ir à pauta no TRE e tem como relator o Dr. Magno Linhares. O clima é tendo no município com a possibilidade de mais uma liminar favorável ao prefeito.

A eleição em São Mateus foi decidida por uma diferença de apenas 22 votos em um universo de 27 mil eleitores. Após o resultado das urnas a população tocou fogo em vários prédios públicos do município e o juiz da comarca, Marco Aurélio Barreto Marques, fechou o Fórum por 15 dias.

Hamilton Aragão (PSB), candidato derrotado na eleição, acredita que agora a questão será resolvida.

“É de conhecimento do Maranhão os casos de abuso que ocorreram em São Mateus. A população não aceita mais tanto descaso. Desde distribuição de camisas, combustível, material de construção, canoas e dinheiro, além da atuação duvidosa do juiz Marco Aurélio Barreto Marques, o qual responde processos no CNJ”, afirma.

O presidente da Câmara, Antônio Carlos, já assumiu a prefeitura. A expectativa da população é que o novo prefeito regularize os pagamentos de servidores e fornecedores que se encontram atrasados.

fonte : blog São Mateus em off

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidato a vereador é covardemente agredido por aliados de Paulo Fubuia e Kabão

O Candidato a vereador pela coligação “agora é vez do povo”, o irmão Raimundo Alves(PTN) foi brutalmente e covardemente agredido em praça publica na noite de sábado dia 3, onde participava pacificamente de protesto contra o prefeito kabão e seu candidato a sucessão Paulo fubuia, Raimundo Alves ficou conhecido nos últimos dias com seus discursos fervorosos contra a atual administração, e quando publicou o descaso da administração publica em relação ao abandono de prédios públicos como o ginásio esportivo Roseana Sarney em uma rede social, que está simplesmente “jogado ao léo” o candidato a vereador, também vem ganhando a simpatia pelo seu carisma, e jeito simples de buscar o voto, casa a casa, olho a olho. Raimundo estava somente a acompanhar e até pedia cautela dos demais protestante, mais não foi poupado, um dos aliados do Candidato a prefeito Paulo Fubuia, partiu para o ataque e buscou aquele que estava ali para apaziguar. Além do Irmão Raimundo, pelo menos mais uma pessoa identif…

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.