PT reage e nega apoio à Roseana Sarney

Em entrevista coletiva corrida na tarde desta segunda-feira na sede do diretório estadual do PT, vários dirigentes do partido rechaçaram a notícia divulgada pelo jornal O Estado do Maranhão garantindo o apoio do PT à reeleição de Roseana Sarney, e avisaram que tudo não passou de mais uma tentativa de golpe engendrada pelo grupo de Washington Luís.
Em nota assinada pelo vice-presidente da legenda, Augusto Lobato, e pelo secretário de organização, Bira do Pindaré, foi reafirmado o apoio à candidatura de Flávio Dino, deliberado na instância máxima do partido, no estado, no dia 26 de março passado.
Além da nota, os dirigentes petistas desafiaram ao grupo comandado pelo suplente de deputado federal Washington Luís a divulgar a lista com as 90 assinaturas dos delegados em apoio à filha do senador José Sarney.

Embora sem o conhecimento dos nomes, três delegados do PT, Manoel Silva Araújo (Bacabal), Marcelo de Sousa Belfort (Ribamar Fiquene) e Maria de Lurdes Moreira (Buriti Bravo) se anteciparam e avisaram que embora seus nomes possam constar do documento que entrega o PT para Roseana Sarney, eles estão contra e desautorizam a utilização de seus nomes para tais fins.
Vale destacar que no encontro de Táticas Eleitorais ocorrido em março, Manoel Araújo votou pelo apoio à Roseana Sarney, mas que estaria retirando o seu nome da lista, em defesa da legalidade e da democracia interna do PT.
O vice-presidente Augusto Lobato ressaltou que a lista não tem nenhum valor legal para reverter o resultado do encontro, e que portando, não acredita que a direção nacional vá acatá-la.
- Se eles querem mudar o resultado, que façam a intervenção, que botem a cara e mostrem para o País o que estão fazendo com o PT do Maranhão - avisou.
Lobato vai mais além e diz que se alguém tem alguma fatura a pagar para Sarney que pague sozinho, mas que não o faça com a história de luta do PT no Maranhão.
O secretário de organização, Bira do Pindaré, garantiu que o encontro nos dias 21 e 22 de maio está mantido, e que servirá apenas para definir as candidaturas do partido para vice-governador, Senado, Câmara e Assembleia Legislativa.
- Será uma continuidade do encontro anterior que já definiu o nosso caminho em outubro - disse.
Pré-candidata a vice na chapa de Flávio Dino, Terezinha Fernandes, aproveitou para alertar que o encontro do próximo final de semana não rediscutirá o que já foi decidido.
- E se quiserem rediscutir o que já foi decidido, nós não vamos deixar em respeito à maioria dos nossos militantes e à democracia interna do nosso partido - avisou.
O encontro de maio faz parte do calendário nacional do PT, que estabelece prazo até 6 de junho para a definição das candidaturas.
- Eles estão querendo confundir a opinião pública e aplicar um golpe no PT, fruto do desespero da governadora Roseana Sarney diante do crescimento de Flávio Dino - observou Sílvio Bembem, que é um dos coordenadores da campanha encabeçada pelo PC do B.
Durante a coletiva surgiu a informação que os secretários de estado do PT sarneysista, Anselmo Raposo (Educação), Edmilson Santos (Desenvolvimento Social) e Antônio Heluy (Trabalho) aviajaram esta tarde para Brasília acompanhados de seus adjuntos para entregar o “abaixo-assinado” à direção nacional do PT para consolidar o golpe armado clandestinamente no último domingo em um hotel no bairro do São Francisco.
Resta saber se as pasagens foram pagas pelo governo do Estado.
Veja a nota oficial do PT.
Comunicado
Considerando as informações veiculadas no jornal O Estado do Maranhão, edição de 17.05.10, de suposto apoio do PT à candidatura de Roseana Sarney, comunicamos que:
a) O PT já decidiu em Encontro Estadual, instância máxima de deliberação do partido, coligar com o PCdoB e PSB e apoiar a candidatura de Flávio Dino ao governo do Estado do Maranhão;
b) A reunião organizada pelo grupo de Washington com Roseana Sarney não traduz a decisão do PT, mas apenas a do grupo, que se nega a acatar a decisão do Encontro Estadual;
c) Esta é a quinta tentativa do grupo de Washington contra a decisão do Encontro de Tática Eleitoral, numa atitude de profundo desrespeito às instâncias partidárias e ao próprio regimento interno do PT;
d) O grupo de Washington já apresentou recursos à direção nacional, pediu intervenção no Maranhão, defendeu a retirada da candidatura de Flávio Dino, propôs a revisão da decisão anterior em novo encontro e, agora, quer substituir o encontro do PT por reunião de tendência e abaixo assinado;
e) Vamos informar a direção nacional do PT o que está acontecendo no Estado do Maranhão e solicitar que esta instância partidária faça respeitar as normas partidárias e a decisão do Encontro Estadual;
Para consolidar as conquistas do governo Lula, o PT decidiu em encontro unificar o campo democrático e popular em torno da candidatura Dilma à Presidência da República e Flávio Dino ao governo do Maranhão, com o apoio dos movimentos sociais.
ESTA ESTRELA É NOSSA!
São Luís, 17 de maio de 2010.
Augusto Lobato
Vice-presidente do PT
Bira do Pindaré
Secretário de Organização

do blog do Raimundo Garrone.

Comentários

  1. Depois de tudo isso, não vejo um PT fragmentado, mas sim um outro partido [sem denominação clara] dentro do PT. Esse partido é claramente de José Reinaldo e de Dino que vai para onde o ex-governador manda. O único problema é que José Reinaldo não manda Dino ir pro lado de Dilma. O comunista já deixou bem claro que é indisciplinar, só Augusto Lobato q não vê isso...

    ResponderExcluir
  2. Ah tá, quer dizer que o nome deles foram parar lá...sem que eles quisessem? Conta outra, né! Roseana já levou o apoio do PT, só que alguns ficam em cima do muro até o último instante, gravem esses nomes e veja se, daqui pra eleição, eles não estarão configurando em alguma lista do governo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Acesse Cantanhede News - faça seu comentário, lembramos que não publicamos comentários de anônimos.

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES