Cantanhede estará na II Conferência Nacional de Economia Solidária.

Aconteceu na ultimo dia 30 de abril e 1° de maio ,no auditório do Hotel Abreville, em São Luís a II Conferência Estadual de Economia Solidária que reúniu mais de 200 participantes vindos dos Territórios rurais do Maranhão. A promoção da conferência é da Secretária de Estado de Trabalho (Setres), Fórum Estadual de Economia Solidária e Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Cantanhde esteve representada por 2(dois) delegados eleitos na II conferência territorial dos territórios do munim/Itapecuru que aconteceu em Santa Rita, José de Ribamar Cutrim e Valdomiro Araújo,o primeiro representando o poder publico, e o segundo empreendimentos,ambos concoreram e foram eleitos delegados e representarão o municipio na II coferência nacional de economia solidária que acontecerá em Brasilia de16 a 18 de junho.

As conferências públicas são momentos prívilégiados de participação ativa da sociedade nos debates sobre temas e questões que dizem respeito a sociedade, oferecendo subsídios aos órgão governamentais na formulação e avaliação da execução de políticas publicas.

Foram objetivos da II conferêcia estadual de economia solidária:

I - Realizar um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária e das Políticas Públicas de Economia Solidária no atual contexto socioeconômico, político, cultural e ambiental nacional e internacional.

II - Avançar no reconhecimento do direito a formas de organização econômica baseadas no trabalho associado, na propriedade coletiva, na cooperação, na autogestão, na sustentabilidade e na solidariedade.

III - Propor prioridades, estratégias e instrumentos efetivos de políticas públicas e programas de economia solidária, com participação e controle social.

IV - Promover o conhecimento mútuo e a articulação dos Poderes Públicos, das organizações e sujeitos que constroem a Economia Solidária.

V - Eleger 52 delegados/as maranhesens a II conferencia nacional de economia solidária,conforme estabelecido no regimento geral da conferência nacional.
 
O que é Economia Solidária?

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Nesse sentido, compreende-se por economia solidária o conjunto de atividades econômicas de produção, distribuição, consumo, poupança e crédito, organizadas sob a forma de autogestão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.