Pular para o conteúdo principal

Preparando o golpe - Direção do PT convoca reunião extraordinária

O presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, convocou a Comissão Executiva do partido para uma reunião extraordinária para a segunda-feira, às 17 horas, tendo como pauta única "encaminhamentos sobre os resultados do Encontro de Definição de Tática Eleitoral". Defensor da tese derrotada de apoio a Roseana Sarney, Monteiro estaria preparando um golpe para anular o resultado do encontro.


Pressionados por José Sarney, Monteiro e outros dirigentes partidários estão tentando encontrar um caminho para não reconhecer o resultado do encontro. "Como pegaria muito mal para o presidente Lula e a candidata Dilma uma intervenção no Maranhão, eles estão querendo uma saída que justifique ficarem no palanque de Roseana Sarney", especula um dirigente do PT. "Mas o golpe não está de todo descartado", avisa.

Mudança - Segundo outro dirigente petista, será realizada uma mudança na composição da Executiva para favorecer uma manobra golpista. Rodrigo Comerciário assumirá a vaga que hoje é de Fábio Rocha. "O Fábio foi obrigado a negar uma nota que ele mesmo tinha proposto, contra a ameaça de intervenção. A turma pró-Roseana Sarney não quer mais correr nenhum risco; por isso é que o Rodrigo pediu a vaga na Executiva", revela um dirigente do PT.

A mudança, avaliam membros da direção petista, revela que a intenção é mesmo armar um golpe contra o resultado do encontro. Um desses dirigentes chegou a antecipar que os partidários da aliança com Roseana Sarney apresentarão uma proposta de recurso ao diretório nacional feita pela própria instância estadual.

Em defesa do PT, da democracia e contra a intervenção
1. Condenamos qualquer forma de alteração de resultado eleitoral na base do "tapetão". Eleição não tem meio-termo: leva quem tem mais voto.

Em 2006, quem levou foi Jackson Lago, e pouco mais de dois anos depois foi cassado por um golpe via o judiciário. Houve resistência ao golpe por parte dos aliados do governador, embora muitos, inclusive da bancada federal de deputados, tenham se omitido durante todo o movimento que ficou conhecido como "Balaiada".

2. O encontro regional do PT, realizado no último dia 27.03.2010, resolveu aprovar pela maioria dos votos dos 175 delegados a aliança do PT com o PC do B e o PSB, tendo o deputado Flávio Dino como candidato ao governo do estado. Agora comenta-se a possibilidade de golpe via o diretório nacional.

3. Estamos convictos que uma eventual intervenção no resultado legítimo do encontro do PT é um ato, além de violento, desnecessário. Reconhecemos a contradição de que, mesmo sabedores de que Lula e Dilma já escolheram o seu lado no Maranhão, ainda assim devemos até o último momento lutar pela construção de dois palanques no Maranhão como forma de potencializar a candidatura da companheira Dilma, que é filiada ao PT e não ao PMDB.

4. Temos os movimentos sociais do nosso lado, e isso não é pouca coisa. Temos a simpatia da grande maioria dos jovens maranhenses que esperam por uma candidatura jovem, não só do ponto de vista etário, mas principalmente no sentido de novos projetos, novas idéias e novas concepções sobre a sociedade e a vida.

5. Não somos obrigados a aceitar tudo o que Lula, Dilma ou direção nacional do partido nos dizem ou nos mandam fazer. Não somos, inclusive, obrigados a conviver com esse estranho caso de masoquismo político onde, enquanto mais o companheiro Lula radicaliza na aliança com o senador Sarney, mais alguns petistas e comunistas o veneram. Temos uma visão crítica dessa relação.

6. Na verdade, Zé Sarney erra ao manobrar para reverter o resultado do encontro do PT maranhense. Pode estar apostando num equívoco de proporções iguais de quando resolveu disputar, a qualquer custo, a Presidência do Senado contra o senador petista Tião Viana. Se a disputa pelo comando do Senado foi uma Via-Crúcis para Sarney, uma intervenção no PT poderá ser o seu Calvário.

7. Não se sabe ao certo a dimensão do que pode significar um eventual assalto à escolha do PT pela candidatura de Flávio Dino. Os 87 votos conquistados pela tese pró-PC do B não podem ser violentados por conta da incompetência dos "capas pretas" da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), que sequer tiveram a coragem de pronunciar o nome da governadora Roseana Sarney nos seus discursos em defesa da coligação com PMDB.

8. Se tiver que haver alguma intervenção que seja na CNB, e não no diretório ou muito menos no resultado do encontro estadual. Que Lula, José Eduardo Dutra, José Dirceu etc., intervenham na coordenação estadual da tendência Construindo um Novo Brasil, pois ela é que tinha o compromisso de fazer aprovar a defesa da coligação com Roseana Sarney e não teve a devida competência e votos para tal.

9. Nesse sentido, defendemos radicalmente o resultado do encontro estadual que resolveu democraticamente pela aliança do PT com o PC do B e o PSB, tendo o deputado Flávio Dino como candidato a governador. Que o nosso partido tenha a maturidade política para construir caminhos que levem à UNIDADE PARTIDÁRIA necessária para que não haja comprometimento da campanha da companheira Dilma no estado, bem como dos nossos candidatos a deputado estadual e federal. Por fim, entendemos que INTERVENÇÃO É GOLPE!

César Soares (bancário)
Marcelo Barros (advogado)
Neil Armstrong (engenheiro civil)
Nonato Chocolate (professor universitário)
Robert Lobato (administrador de empresas)
(do jornal pequeno)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidato a vereador é covardemente agredido por aliados de Paulo Fubuia e Kabão

O Candidato a vereador pela coligação “agora é vez do povo”, o irmão Raimundo Alves(PTN) foi brutalmente e covardemente agredido em praça publica na noite de sábado dia 3, onde participava pacificamente de protesto contra o prefeito kabão e seu candidato a sucessão Paulo fubuia, Raimundo Alves ficou conhecido nos últimos dias com seus discursos fervorosos contra a atual administração, e quando publicou o descaso da administração publica em relação ao abandono de prédios públicos como o ginásio esportivo Roseana Sarney em uma rede social, que está simplesmente “jogado ao léo” o candidato a vereador, também vem ganhando a simpatia pelo seu carisma, e jeito simples de buscar o voto, casa a casa, olho a olho. Raimundo estava somente a acompanhar e até pedia cautela dos demais protestante, mais não foi poupado, um dos aliados do Candidato a prefeito Paulo Fubuia, partiu para o ataque e buscou aquele que estava ali para apaziguar. Além do Irmão Raimundo, pelo menos mais uma pessoa identif…

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.