Jornada Estadual de Formação Política do PT do Maranhão foi um grande sucesso

A Jornada Estadual de Formação Política do PT do Maranhão reuniu cerca de 60 militantes de várias cidades do Estado nos dias 24 e 25 de Abril no SESIR do Araçagy. A jornada contou com a participação, como expositores, do professor Francisco Gonçalves, ex-dirigente do PT-Ma, do jornalista Franklim Douglas, também ex-dirigente, de Henrique Sousa e da diretora da Fundação Perseu Abramo Selma Rocha. Selma Rocha é Graduada em História e mestre em História pela USP. Lecionou na Escola de Sociologia e Política de São Paulo e na PUC. Foi assessora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1996); secretária municipal de Educação de Santo André (1997-2000); presidente do Conselho de Curadores da Fundação Santo André (1997-2000); chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2000-2001); membro do Conselho Curador da Fundação Perseu Abramo (1996-2003) e Diretora da entidade durante a gestão 2004-2008. Foi consultora da Secretaria Municipal de Educação de Niterói. Os trabalhos foram conduzidos por Genilson Alves Secretário Estadual de Formação Política do PT. Também acompanhou os trabalhos o Presidente Estadual do PT Raimundo Montero.


Foram apresentados três módulos elaborados pela Fundação Perseu Abramo que serviram como referência para a exposição dos conteúdos. O módulo I conhecer o que foi feito para melhor prosseguir, ficou à cargo de Francisco Gonçalves que apresentou a linha do tempo de construção nacional do PT apresentando elementos da história do PT, concepção, resoluções fundamentais e funcionamento. Franklin Douglas apresentou elementos para a construção da linha do tempo estadual enfocando as bases sociais do que viria a se tornar as diversas gerações da militância petista no estado. Nesse sentido apresentou as vinculações do PT com o movimento estudantil, com os trabalhadores rurais, com os sindicatos, com as comunidades eclesiais de base da igreja, e com os intelectuais.

O módulo II governando sem medo de ser feliz apresentado por Henrique Sousa discutiu o projeto nacional do PT, a política internacional, elementos dos programas de governo desde 1989 e um breve balanço do governo Lula. Os grupos de trabalho discutiram e apresentaram sínteses das ideias chaves discutidas bem como avaliações sobre o momento político do PT estadual.

Selma Rocha, diretora da Fundação Perseu Abramo apresentou o terceiro módulo intitulado Semeando o Brasil que queremos enfatizando sobretudo o caráter estratégico que a formação política têm para a concepção do PT enquanto um partido de esquerda, socialista e democrático. Nesse sentido a qualificação da militância petista para o debate de ideias e disputa de posições para a construção de uma hegemonia social de caráter petista é fundamental, bem como resgatar o próprio fundamento do fazer político como uma atividade nobre, não submetida aos vícios caros à cultura política brasileira.

No domingo, dia 25, o coletivo de formação elaborou um plano de ação para Jornadas Regionais e Municipais de formação. A meta mínima estabelecida é que os cursos de formação atinjam 10% dos filiados do estado ou seja, 2.700 filiados. Constituiu-se seis regionais que programaram 13 cursos à serem realizados nas datas 14/15 de Maio ou 29/30 ou 04/05 de Junho. A região metropolitana que engloba a grande ilha e municípios próximos realizará nos dias 29 e 30 de maio, mantendo a estrutura básica da programação, e priorizando a participação de filiados dos municípios que não estiveram presentes na jornada estadual.

Ao final da Jornada o secretário de formação Genilson Alves fez uma avaliação muito positiva dos resultados alcançados enfatizando o esforço dos presentes em construir um momento fundamental para a organização do partido no estado em detrimento das dificuldades pessoais de cada um. Selma Rocha, visivelmente emocionada, lembrou que, apesar do importante momento político que vive o estado de São Paulo, com o lançamento da candidatura de Mercadante ao governo estadual paulista e Marta ao Senado, a sua presença em São Luís para esta atividade de formação foi parte fundamental da construção da unidade do PT. O coletivo se reuniu para tirar a foto oficial do grupo.

por :Bruno Rogens – Militante do PT
http://mrrogens.blogspot.com/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.