Deputado Dutra receberá Medalha de condecoração no CNJ

O Deputado Domingos Dutra (PT-MA) será homenageado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com a Medalha Joaquim Nabuco, que agracia autoridades que se destacam pela defesa dos Direitos Humanos no Brasil. A condecoração será entregue pelo Ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e CNJ, em solenidade na próxima quinta-feira, 22 de abril, às 15h.
A Medalha é concedida atualmente a brasileiros ou estrangeiros considerados merecedores de reconhecimento em virtude de serviços prestados aos direitos humanos. Os homenageados podem ser do meio jurídico ou não.
O destaque do Deputado Dutra frente às questões humanitárias justifica-se pelo trabalho desempenhado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Sistema Carcerário, da qual foi relator; pela luta pelos direitos dos quilombolas, indígenas, camponeses, pela igualdade racial; e mais recentemente pela defesa de atingidos pela construção da Usina Hidrelétrica de Estreito, no Maranhão e Tocantins, contra barbáries e irregularidades praticadas.
O Deputado Dutra agradece a homenagem: “Sinto-me bastante honrado com o reconhecimento de nossa coerência em colocar o mandato sempre em defesa dos que clamam por paz, pão liberdade e justiça. Dedico essa honraria ao quilombo Saco das Almas, de onde sou originário, aos maranhenses que me conferiram o mandato, e a todos aqueles que lutam por um Brasil fraterno e justo.
Condecoração
A Medalha Joaquim Nabuco foi criada pela Resolução nº 109, em 6 de abril de 2010. O recifense Joaquim Nabuco nasceu em 1849 e morreu em Washington (EUA) em 1910. Foi político, diplomata, historiador, jurista, jornalista, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e fez parte da abolição dos escravos em 1888. Nabuco ficou conhecido por se opor à escravidão no Brasil, e lutou pelo abolicionismo tanto na política como na literatura, tendo fundado a Sociedade Antiescravidão Brasileira.
  
Blog do Dutra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.