Pular para o conteúdo principal

Oposição começa a se unir para enfrentar a oligarquia Sarney

POR MANOEL SANTOS NETO


Na celebração dos 30 anos do PT

Lideranças dos principais partidos de oposição, reunidas em São Luís para festejar os 30 anos de fundação do PT, firmaram ontem à noite o esboço de um pacto de unidade para enfrentar o grupo Sarney nas eleições do próximo mês de outubro, no Maranhão.

Com discursos inflamados, os deputados federais Domingos Dutra (PT) e Flávio Dino (PCdoB), o ex-governador José Reinaldo (PSB), o presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Tavares (PSB), Bira do Pindaré e os deputados Rubens Júnior (PCdoB) e Valdinar Barros (PT), dentre outras lideranças, destacaram a importância de que, paralelamente à luta em favor da eleição da ministra Dilma Rousseff para a Presidência da República, os partidos da oposição maranhense devem se unir para criar as condições de derrotar o grupo Sarney nas próximas eleições.



Logo na abertura do encontro, realizado no auditório do Quality Grand São Luís Hotel, na Avenida Pedro II, o deputado federal Domingos Dutra foi enfático ao afirmar que, há 30 anos, o PT trava uma dura luta para libertar o Maranhão da oligarquia Sarney. “E agora estamos colocados diante de um grande desafio: o de manter o PT na luta pela alternância no poder e na luta por um Maranhão livre e justo, ou dar uma guinada e ir para o palanque da oligarquia”, afirmou Dutra, numa referência à facção do partido que defende uma aliança eleitoral do PT maranhense com o PMDB da governadora Roseana e do senador José Sarney.


Durante a cerimônia, iniciada com uma homenagem à líder comunista Maria Aragão, o ex-governador José Reinaldo Tavares, falando em nome do PSB, fez saudação aos petistas, destacando a importância do PT como “o grande partido da democracia brasileira”. Zé Reinaldo observou que o PT é hoje um partido amadurecido, inclusive pela convivência com o poder e que, pelo fato de ser o partido mais importante do país, terá um papel fundamental nas próximas eleições no Maranhão.

“Por isso mesmo, é da maior relevância que estejamos todos juntos e organizados, para que em 2010 esta nossa união aconteça para o bem do Maranhão e para a concretização das mudanças que o nosso povo tanto precisa”, afirmou Zé Reinaldo.

Diante de um auditório repleto de lideranças políticas e de representantes de diversos movimentos sociais, o advogado Bira do Pindaré, que foi candidato a senador em 2006, salientou a importância do PT como um grande instrumento das lutas dos trabalhadores no Brasil e frisou que hoje “o maior desafio do PT é não desistir dos nossos sonhos”.

Falando na condição de representante do PDT, o economista Cândido Lima observou a necessidade de união dos partidos de oposição, dizendo que desde já devem ser construídas alianças para assegurar avanços nas políticas sociais iniciadas pela gestão do ex-governador Jackson Lago.

O líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Valdinar Barros, lembrou das lutas do PT maranhense tanto no campo quanto nas cidades e foi enfático ao dizer que o projeto dos trabalhadores do Maranhão não pode estar na mesma mesa ou no mesmo palanque da oligarquia Sarney, porque são campos antagônicos. Em seu pronunciamento, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Tavares, também defendeu a unidade das forças de oposição, dizendo que chegou a hora da luta pela redenção final do povo maranhense.

Apresentando-se como pré-candidato a governador, o deputado Flávio Dino proferiu o discurso mais inflamado. Depois de acentuar a importância do PT como o maior partido de esquerda do Brasil, Flávio Dino elogiou o presidente Lula, dizendo que governo do PT, nos últimos sete anos, efetivamente vem promovendo a distribuição de renda no país.

Depois de discorrer sobre a longa e gloriosa história da esquerda no Brasil, Flávio Dino pregou a importância da eleição da ministra Dilma como sucessora do presidente Lula: “Temos agora a obrigação de manter o Brasil no rumo certo. Porque é isso que o Brasil e o mundo esperam de nós”, declarou o deputado, chamando as demais lideranças para o compromisso de consolidar a unidade do campo democrático e popular no Maranhão.

link original http://www.jornalpequeno.com.br/2010/2/11/Pagina136057.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidato a vereador é covardemente agredido por aliados de Paulo Fubuia e Kabão

O Candidato a vereador pela coligação “agora é vez do povo”, o irmão Raimundo Alves(PTN) foi brutalmente e covardemente agredido em praça publica na noite de sábado dia 3, onde participava pacificamente de protesto contra o prefeito kabão e seu candidato a sucessão Paulo fubuia, Raimundo Alves ficou conhecido nos últimos dias com seus discursos fervorosos contra a atual administração, e quando publicou o descaso da administração publica em relação ao abandono de prédios públicos como o ginásio esportivo Roseana Sarney em uma rede social, que está simplesmente “jogado ao léo” o candidato a vereador, também vem ganhando a simpatia pelo seu carisma, e jeito simples de buscar o voto, casa a casa, olho a olho. Raimundo estava somente a acompanhar e até pedia cautela dos demais protestante, mais não foi poupado, um dos aliados do Candidato a prefeito Paulo Fubuia, partiu para o ataque e buscou aquele que estava ali para apaziguar. Além do Irmão Raimundo, pelo menos mais uma pessoa identif…

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.