Grupo Sarney incomodado

Do blog do Robert Lobato

À medida que avança o calendário eleitoral, aumenta também o desespero do grupo Sarney no tocante às eleições de 2010.


Como o processo de cooptação de lideranças das oposições, coordenado pelo Palácio dos Leões, não está saindo a contento, a oligarquia começa dá sinais que está completamente tonta pelo fato de lideranças como Roberto Rocha e Flávio tratarem-se de forma madura e responsável, pelo ao menos é o que se pode concluir a partir do editorial de hoje, da coluna O Estado Maior, do jornal O Estado do Maranhão.

Num texto intitulado “Saia-justa do PC do B”, o jornal da governadora Roseana Sarney procura confundir os leitores misturando alhos com bugalhos.

Ocorre o seguinte. Recentemente o deputado Roberto Rocha realmente afirmou que não há, da sua parte, embaraço algum numa aproximação entre Flávio Dino e João Castelo.

Ora, será se o senador José Sarney, de tanto mandar no Maranhão por tantos anos, deseja agora determinar com quem os deputados Roberto Rocha e Flávio Dino devem conversar? Será que desconhecem que a atividade política é movida por diálogos e conversas entre os atores políticos? E se os dois deputados se colocassem à disposição para um conversa política com a filha de Zé Sarney, nesse caso valeria, estaria tudo bem?

Embora adversários no plano político nacional, Roberto Rocha e Flávio Dino são políticos que sabem da necessidade imperiosa de um novo projeto de sociedade e de poder para o estado. Isso não quer dizer, necessariamente, que os dois estarão juntos num mesmo palanque nas eleições de outubro, ainda que isso fosse o ideal.

Há, sem dúvidas, muitas dificuldades num entendimento entre PSDB e PC do B locais, a pretensão dos comunistas em cassar o prefeito tucano João Castelo é só uma delas. Contudo, como disse, política é conversa, entendimento e disposição para flexibilidades e entendimentos mútuos.

Nesse sentido, estão certos os dois jovens políticos maranhenses em conversar e manter uma relação cordial no campo da política local. José Serra e Dilma Rousseff estão muito distantes das nossas realidades e angústias, quem vive o cotidiano do resultado de quase meio século de domínio sarneysista no Maranhão é povo sofrido deste estado.

Os deputados Roberto Rocha e Flávio Dino sabem disso, e justamente por conhecerem a realidade e as angústias do povo maranhense que andam conversando sobre o futuro do Maranhão. Será muito difícil a cooptação desses dois jovens pela máquina do Palácio dos Leões. O povo jamais os perdoaria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.