Centenário de Maria Aragão

No próximo dia 10 de fevereiro (quarta-feira) Maria Aragão chegaria ao seu centenário de vida. A data será comemorada em grande estilo, pela Fundação Municipal de Cultura de São Luís.

Contar e recontar a história de um povo é fazer renascer os feitos e conquistas de seus herois e personagens. A cidade de São Luís tem em sua memória inúmeras e gloriosas figuras que merecem o devido respeito e destaque. Entre elas, está a médica maranhense e militante política Maria José Aragão (1910-1991), que teve sua vida marcada pela atuação no universo social e político de nosso Estado.

Com o objetivo de valorizar ainda mais essa data, o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, está convocando para uma reunião, nesta terça-feira (12), às 16h, todos os simpatizantes e militantes, artistas, movimentos sociais, instituições e associações que desejam participar da homenagem.

Para a data festiva, já está programado para a praça, que leva o nome da ativista, um show com cantores maranhenses, a bateria da Favela do Samba e Evolução de Casais de Mestre Sala e Porta Bandeiras da escola, que prestou homenagem em vida à militante no carnaval de 1989 com o enredo “A peleja contra o dragão da maldade: o sonho de Maria Aragão”, do saudoso compositor Escrete.

A homenagem a Maria Aragão faz parte da programação oficial de Carnaval desenvolvida pela Fundação Municipal de Cultura e pelo Instituto Maria Aragão.

Sobre Maria Aragão - Maria Aragão é considerada intérprete dos grandes anseios de justiça e paz dos oprimidos, exemplo de dignidade, coerência e ética. A mulher que transcendeu convenções no modo de pensar e viver e esteve sempre à frente de seu tempo; a doce revolucionária que se entregou apaixonadamente a uma causa: lutar por uma sociedade igualitária, onde todos os homens tivessem os seus direitos básicos respeitados – alimentação, saúde, educação, lazer e moradia. Como sindicalista e fundadora da CUT, Maria Aragão lutou pela organização dos trabalhadores e defendeu um ensino público e gratuito.

A história de Maria Aragão, marcada por sua atuação no universo social e político do nosso Estado, fez com que a Prefeitura de São Luís, por meio do ex-prefeito Jackson Lago, entregasse ao povo maranhense o Memorial Maria Aragão, obra do arquiteto brasileiro mais importante do século: Oscar Niemeyer. (Da Assimp)

Por: Carlos Filho - Coroatá(MA)


Jornal do Povo do Maranhão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CBF unifica títulos e oficializa Palmeiras como maior campeão Brasileiro

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.