Centenário de Maria Aragão

No próximo dia 10 de fevereiro (quarta-feira) Maria Aragão chegaria ao seu centenário de vida. A data será comemorada em grande estilo, pela Fundação Municipal de Cultura de São Luís.

Contar e recontar a história de um povo é fazer renascer os feitos e conquistas de seus herois e personagens. A cidade de São Luís tem em sua memória inúmeras e gloriosas figuras que merecem o devido respeito e destaque. Entre elas, está a médica maranhense e militante política Maria José Aragão (1910-1991), que teve sua vida marcada pela atuação no universo social e político de nosso Estado.

Com o objetivo de valorizar ainda mais essa data, o presidente da Func, Euclides Moreira Neto, está convocando para uma reunião, nesta terça-feira (12), às 16h, todos os simpatizantes e militantes, artistas, movimentos sociais, instituições e associações que desejam participar da homenagem.

Para a data festiva, já está programado para a praça, que leva o nome da ativista, um show com cantores maranhenses, a bateria da Favela do Samba e Evolução de Casais de Mestre Sala e Porta Bandeiras da escola, que prestou homenagem em vida à militante no carnaval de 1989 com o enredo “A peleja contra o dragão da maldade: o sonho de Maria Aragão”, do saudoso compositor Escrete.

A homenagem a Maria Aragão faz parte da programação oficial de Carnaval desenvolvida pela Fundação Municipal de Cultura e pelo Instituto Maria Aragão.

Sobre Maria Aragão - Maria Aragão é considerada intérprete dos grandes anseios de justiça e paz dos oprimidos, exemplo de dignidade, coerência e ética. A mulher que transcendeu convenções no modo de pensar e viver e esteve sempre à frente de seu tempo; a doce revolucionária que se entregou apaixonadamente a uma causa: lutar por uma sociedade igualitária, onde todos os homens tivessem os seus direitos básicos respeitados – alimentação, saúde, educação, lazer e moradia. Como sindicalista e fundadora da CUT, Maria Aragão lutou pela organização dos trabalhadores e defendeu um ensino público e gratuito.

A história de Maria Aragão, marcada por sua atuação no universo social e político do nosso Estado, fez com que a Prefeitura de São Luís, por meio do ex-prefeito Jackson Lago, entregasse ao povo maranhense o Memorial Maria Aragão, obra do arquiteto brasileiro mais importante do século: Oscar Niemeyer. (Da Assimp)

Por: Carlos Filho - Coroatá(MA)


Jornal do Povo do Maranhão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES