Cadê a transparência que estava aqui? O governo comeu!

por Robert Lobato

“Quem não pode com o pote, não segura na rodilha”, ensina o adágio popular.


Assim que saiu a notícia de que a Seplan iria implantar o Portal da Transparência, do governo do estado, cheguei à elogiar a iniciativa do secretário Gastão Vieira, mesmo com a ressalva de que transparência não é o forte do grupo Sarney. Não deu outra!

Andei visitando pela primeira vez o Portal da Transparência e dei conta que a última informação sobre as finanças do governo é do ano passado, não existe “nadica de nada” em relação ao exercício de 2010.

Pior do que um governo não possuir instrumentos de transparência é tê-lo e não usá-lo de forma honesta. Não adianta somente informar o que interessa ao governo, ou informa-se tudo ou não informa-se nada.

Agora mesmo, a sociedade acompanha bestificada o gasto de 47 milhões com o “Carnaval da Alegria” sem saber onde, quem e como foram gastos tais recursos. Se esse Portal fosse sério mesmo, o detalhamento dessa despesa já estaria disponível aos cidadãos.

Enfim, o secretário Gastão Vieira parece ter sucumbido à lógica natural desse governo de esconder aquilo que não interessa que seja do conhecimento público. Dane-se o princípio constitucional da publicidade dos atos da Administração Pública.

O Portal da Transparência acabou. O governo “de volta ao trabalho”, coerente com a concepção de alguns dos seus principais gestores, preferem apostar no “Portal da Caixa-Preta”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.