Pular para o conteúdo principal

Breve comentário sobre a conjuntura local

A cooptação do PT - Os últimos acontecimentos políticos aqui no Maranhão revelam uma clara marca da conjuntura atual: o desespero do grupo Sarney para cooptar o PT.


O principal arquiteto e articulador político do grupo, o senador José Sarney, sabe que a eleição (não consigo falar em “reeleição”) de sua filha depende da imagem dela colada na do presidente Lula. E a única forma de isso acontecer efetivamente é o PT estar coligado com o PMDB nas eleições de outubro aqui no estado. Daí surgem propostas esdrúxulas como essa de oferecer uma das vagas para o Senado ao petismo maranhense, ou mesmo até a vaga de vice-governador.

Mas não será fácil aprovar a tese de coligação com o PMDB no Congresso Estadual do PT, em fevereiro. Há resistências amazônicas no partido e dentro da própria tendência do principal defensor da aliança pró-PMDB, deputado Washington Oliveira. Uma aliança dessa só seria possível, hoje, na marra, na base da intervenção, que nunca pode ser descarta totalmente, haja vista o pragmatismo de Lula.

Mas há outra intenção do grupo Sarney por trás da tentativa de cooptação do PT, além daquela de fazer colar Roseana em Lula: impedir a candidatura do deputado Flávio Dino. O Palácio dos Leões faz o cálculo de que sem o PT não existe a candidatura do parlamentar comunista. Por isso a declaração do deputado Joaquim Haickel: “Uma candidatura do PT ao Senado em aliança com o nosso grupo, em um cenário sem a presença de Flávio Dino, é praticamente imbatível”.

Flávio não é mais dono da candidatura - A candidatura de Flávio Dino na prática não mais lhe pertence. Há na sociedade um sentimento de que o deputado não pode mais desistir da empreitada eleitoral ao governo do Maranhão “custe o que custar”, “doa a quem doer”. Entenda-se: Lula e Sarney querendo ou não; o PC do B deixando ou não.

Nesse sentido, ainda que o PT caia em desgraça e coligue mesmo com o PMDB, a candidatura de Flávio Dino poderá ganhar inéditos e surpreendentes aliados, e conseguir viabilizar a sua candidatura no campo das oposições como deseja boa parte da sociedade maranhense e dos partidos oposicionistas. Ou seja, o estratagema de “confiscar” o PT para impedir a candidatura Flávio Dino pode lavar o grupo Sarney a “dar com burros n’água”.

O fator Jackson Lago - Centrado no seu legítimo direito de reaver o mandato que lhe foi usurpado por quatro eleitores de outro estado, via o TSE, Jackson Lago segue firme na sua pré-candidatura ao governo do Maranhão.

O pedetista possui boa popularidade na região tocantina e possivelmente conseguirá recuperar boa parte do eleitorado de São Luis que sempre reconheceu a sua luta pela democratização do Maranhão.

Contudo, a consolidação/sucesso da candidatura do pedetista está umbilicalmente ligada a uma aliança com o PSDB e com o apoio concreto do prefeito João Castelo, que também terá que estar bem avaliado pela população da capital para poder “vitaminar” politicamente a candidatura Jackson Lago.

Contradições e surpresas - Finalmente, uma eventual capitulação do PT ao sarneysismo poderá forçar, contraditoriamente, uma aproximação de partidos de centro-esquerda em torno da candidatura de Flávio Dino, ainda que informalmente.

Isso porque cresce o sentimento em vários partidos, e lideranças das oposições, de que o quadro nacional não pode servir como empecilho para que os partidos da base de Lula possam estar juntos nas eleições no Maranhão no enfrentamento contra o grupo Sarney.

Dessa forma, mesmo obtendo êxito na sua ânsia de contar com o PT no seu palanque, a governadora Roseana Sarney poderá amargar a maior derrota eleitoral da sua vida. Não sabemos se o senador José Sarney aguentará o baque.

do blog de robert lobato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.

PREFEITURA DE CANTANHEDE LANÇA NOVA PÁGINA NA INTERNET

A assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Cantanhede lançou hoje (09) de janeiro sua nova página na internet. Foram feitas inovações visando melhorar o acesso a informações relevantes e reunir em um mesmo espaço as ações da Administração de modo geral.

As alterações no layout e na navegação visam melhorar a acessibilidade e permitir que a experiência do usuário seja facilitada. Assim, através da página, é possível se informar sobre as ações do executivo, secretarias e coordenações, ligadas as administração pública.

A nova página foi desenvolvido por Ronaldo Cruz//prozurc web e pode ser acessado por meio do endereço: http://www.cantanhede.ma.gov.br