Breve comentário sobre a conjuntura local

A cooptação do PT - Os últimos acontecimentos políticos aqui no Maranhão revelam uma clara marca da conjuntura atual: o desespero do grupo Sarney para cooptar o PT.


O principal arquiteto e articulador político do grupo, o senador José Sarney, sabe que a eleição (não consigo falar em “reeleição”) de sua filha depende da imagem dela colada na do presidente Lula. E a única forma de isso acontecer efetivamente é o PT estar coligado com o PMDB nas eleições de outubro aqui no estado. Daí surgem propostas esdrúxulas como essa de oferecer uma das vagas para o Senado ao petismo maranhense, ou mesmo até a vaga de vice-governador.

Mas não será fácil aprovar a tese de coligação com o PMDB no Congresso Estadual do PT, em fevereiro. Há resistências amazônicas no partido e dentro da própria tendência do principal defensor da aliança pró-PMDB, deputado Washington Oliveira. Uma aliança dessa só seria possível, hoje, na marra, na base da intervenção, que nunca pode ser descarta totalmente, haja vista o pragmatismo de Lula.

Mas há outra intenção do grupo Sarney por trás da tentativa de cooptação do PT, além daquela de fazer colar Roseana em Lula: impedir a candidatura do deputado Flávio Dino. O Palácio dos Leões faz o cálculo de que sem o PT não existe a candidatura do parlamentar comunista. Por isso a declaração do deputado Joaquim Haickel: “Uma candidatura do PT ao Senado em aliança com o nosso grupo, em um cenário sem a presença de Flávio Dino, é praticamente imbatível”.

Flávio não é mais dono da candidatura - A candidatura de Flávio Dino na prática não mais lhe pertence. Há na sociedade um sentimento de que o deputado não pode mais desistir da empreitada eleitoral ao governo do Maranhão “custe o que custar”, “doa a quem doer”. Entenda-se: Lula e Sarney querendo ou não; o PC do B deixando ou não.

Nesse sentido, ainda que o PT caia em desgraça e coligue mesmo com o PMDB, a candidatura de Flávio Dino poderá ganhar inéditos e surpreendentes aliados, e conseguir viabilizar a sua candidatura no campo das oposições como deseja boa parte da sociedade maranhense e dos partidos oposicionistas. Ou seja, o estratagema de “confiscar” o PT para impedir a candidatura Flávio Dino pode lavar o grupo Sarney a “dar com burros n’água”.

O fator Jackson Lago - Centrado no seu legítimo direito de reaver o mandato que lhe foi usurpado por quatro eleitores de outro estado, via o TSE, Jackson Lago segue firme na sua pré-candidatura ao governo do Maranhão.

O pedetista possui boa popularidade na região tocantina e possivelmente conseguirá recuperar boa parte do eleitorado de São Luis que sempre reconheceu a sua luta pela democratização do Maranhão.

Contudo, a consolidação/sucesso da candidatura do pedetista está umbilicalmente ligada a uma aliança com o PSDB e com o apoio concreto do prefeito João Castelo, que também terá que estar bem avaliado pela população da capital para poder “vitaminar” politicamente a candidatura Jackson Lago.

Contradições e surpresas - Finalmente, uma eventual capitulação do PT ao sarneysismo poderá forçar, contraditoriamente, uma aproximação de partidos de centro-esquerda em torno da candidatura de Flávio Dino, ainda que informalmente.

Isso porque cresce o sentimento em vários partidos, e lideranças das oposições, de que o quadro nacional não pode servir como empecilho para que os partidos da base de Lula possam estar juntos nas eleições no Maranhão no enfrentamento contra o grupo Sarney.

Dessa forma, mesmo obtendo êxito na sua ânsia de contar com o PT no seu palanque, a governadora Roseana Sarney poderá amargar a maior derrota eleitoral da sua vida. Não sabemos se o senador José Sarney aguentará o baque.

do blog de robert lobato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.