Pular para o conteúdo principal

Pesquisas apontam disputa do governo em dois turnos

Mesmo liderando, Roseana Sarney tem 30% a menos que em outros pleitos

Pesquisas reservadas feitas por três partidos políticos entre setembro e dezembro deste ano e analisadas pelo JP demonstram uma consistente tendência de disputa do governo do estado em dois turnos. As possíveis candidaturas de Roseana Sarney (PMDB), Jackson Lago (PDT), Flávio Dino (PCdoB) e Roberto Rocha (PSDB) são as que aparecem, respectivamente, em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares. Faltando menos de um ano para o pleito e mesmo com muitas indefinições no cenário eleitoral, a tendência de dois turnos é o dado mais consistente.
Nas três pesquisas Roseana Sarney lidera pontuando um pouco acima da casa dos 40%, índice 30% menor que os ostentados por ela nesse mesmo período de 2006, quando acabou perdendo para Jackson Lago no segundo turno. Jackson, derrubado do governo por ação judicial, chega próximo aos 30% na média. Flávio Dino, que pode disputar o governo pela primeira vez, tem, também na média das três pesquisas, 15% das intenções de votos. Já Roberto Rocha, que tem a seu favor o cenário nacional, com a tendência de vitória de José Serra, aparece, hoje, com 5% na média.
Presidente do PCdoB de São Luís e um dos articuladores da pré-candidatura de Flávio Dino, o jornalista Márcio Jerry garante que a análise crítica das pesquisas mostra não apenas a imensa dificuldade de Roseana Sarney em ampliar sua votação do patamar em que está, como também uma “larga avenida para a oposição trafegar e vencer as eleições”. Roseana Sarney tem uma forte rejeição e nem mesmo a força que inegavelmente o Palácio dos Leões possui será capaz de levá-la a uma vitória.
Jerry também destaca que as pesquisas revelam um dado que pode ser fundamental na disputa, que é o desejo de renovação. “Mais de 60% dos eleitores acham necessária uma renovação na política maranhense e se dizem inclinados a votar em candidatos em que eles identifiquem essa renovação”, informa.
Arquiteto da tática de lançar três candidaturas em 2006 para forçar um segundo turno contra Roseana Sarney, o ex-governador José Reinaldo vem defendendo novamente mais de uma candidatura do campo oposicionista à oligarquia, dada a dificuldade conjuntural de juntar toda a oposição num mesmo palanque contra a governadora empossada. Mas se der pra juntar todos já no primeiro turno, crê Zé Reinaldo, a vitória da oposição á oligarquia será certa.
fonte: http://www.jornalpequeno.com.br/2009/12/20/Pagina131344.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.

Cantanhede adere a protestos contra a reforma da Previdência.

O Sintaspunc realizou uma caminhada pelas ruas da cidade para protestar contra a Reforma da previdência, e demandas específicas da categorias, além de pedido pela saída de Temer da presidência.

O protesto nacional foi convocado para esta quarta-feira(15) por sindicatos de classes, partidos políticos de oposição ao governo federal e ao presidente Temer, têm como objetivo principal a luta contra a reforma da Previdência. Em Cantanhede os manifestantes andaram pelas ruas da cidade, com paradas em pontos específicos como a frente da prefeitura municipal, e Secretaria de Educação.O protesto realizado por parte dos professores, incluem a greve de 24 horas na rede municipal de ensino.

Dentre tantas outras reivindicações locais, a frase “Fora, Temer” estava em faixas conduzidas por manifestantes.

NANDO AGUIAR, QUEM É? DE ONDE VEIO E QUAL SEU OBJETIVO NA CÂMARA DE VEREADORES DE CANTANHEDE?

A pergunta que não quer calar, qual objetivo da presença, e até da participação na tribuna da câmara de vereadores de Cantanhede, de Nando Aguiar? Será que os vereadores Emerson Costa e Jairon Dantas não são capazes de se defenderem sozinhos? Até agora várias pessoas não entenderam porque Nando Aguiar teve o privilégio de se manifestar na tribuna na sessão desta segunda-feira, atribuindo a si a vinda da chamada “carreta da mulher” para Cantanhede e dizer que foi um pedido de vereadores ligados ao governo do estado, Nando pra quem não sabe é da cidade de Miranda do Norte, e ocupa o cargo politico nominado superintendência regional de articulação política, dizem pela região que o mesmo tenta credenciar-se a candidato a deputado estadual, e que têm procurado aliados, e feito ações na região para conseguir tal feito, dentre elas levando a tal “Carreta da mulher” para as cidades da região, na desculpa de divulgar o seu nome e o de seu chefe maior o governador Flavio Dino. Após teatro de Na…