Pular para o conteúdo principal

Em clima de tensão e crise, eleição do PT vira caso de polícia no MA


Dirigente petista diz que há provas de que houve fraude no interior do Estado


Por Manoel Santos Neto

A divulgação do resultado oficial da eleição para escolha do novo presidente do PT no Maranhão foi mais uma vez adiada. O processo de apuração dos votos continua suspenso. Na manhã de ontem, a cúpula do partido realizou uma reunião, na presença dos dois candidatos - Raimundo Monteiro e Augusto Lobato -, marcada por um clima de tensão e animosidade. Um grupo de petistas exibiu documentos sustentando a tese de que, comprovadamente, houve fraude na eleição realizada no domingo passado.
Aliados de Augusto Lobato apresentaram o registro de uma ocorrência na Delegacia de Polícia de Rosário, onde uma estudante, identificada como Érika Cristina Pires da Silva, de 24 anos, comunica que votaram por ela, na cidade de Bacabeira, no momento em que fazia provas do Enem, no município de Rosário.
O secretário geral do partido, Márcio Jardim, declarou que este é apenas um caso concreto de fraude, dentre vários. "O que lamentavelmente aconteceu foi uma fraude generalizada, que comprometeu todo o processo eleitoral no PT do Maranhão. E o mais grave é que este processo contaminado por fraude tornou-se viciado por abuso de poder político e econômico, sob o comando direto da governadora Roseana Sarney", afirmou Jardim.
Segundo ele, foram computadas urnas em municípios onde não houve eleição, como Dom Pedro, Eugênio de Barros e Colinas. Outro fato, de acordo com Márcio Jardim, que demonstra irrefutavelmente a interferência externa no processo eleitoral do PT, aconteceu em Cajari. Lá através de 'Seu' Melo, militante do PT, o prefeito do município, Dr. Joel (PPS), chegou a falar por telefone com Wilmar Lacerda, observador do processo eleitoral, enviado a São Luís pela direção nacional do partido.
O prefeito fez a ligação ao telefone do coordenador do PED, Sílvio Bembem, que passou o celular para Lacerda. O próprio prefeito comunicou a Lacerda que estava mudando o local de votação. Lacerda então perguntou quem era, ao que foi informado por Dr. Joel que quem estava falando era o prefeito da cidade.
"Você é do PT?", indagou Lacerda, e o prefeito retrucou: "Não". Lacerda encerrou a conversa: "Então não falo com você. Pois você não tem nada com isso". Teria sido esta a curta conversa, na presença de Sílvio Bembem. Este episódio, segundo Márcio Jardim, caracteriza abuso de poder político, e comprova a interferência direta da governadora Roseana Sarney no processo de disputa interna do partido.
A Comissão de Organização Eleitoral do PED deverá retomar hoje os trabalhos, mas a expectativa é de que somente na sexta-feira deverá ser feita a totalização dos votos, mas somente das urnas que não estão sob contestação.
Raimundo Monteiro lidera a apuração oficial do PED 2009
A Comissão Eleitoral do PED (Processo de Eleição Direta) do PT divulgou na manhã de ontem uma nota informando que poderá ser divulgado hoje, às 20h, o resultado final da disputa no segundo turno. De acordo com a nota, do total de votos apurados até agora, o candidato Raimundo Monteiro continua liderando com 4.306 votos, contra 3.757 votos dados a Augusto Lobato.
A nota é assinada pela comissão de organização eleitoral do PED no Maranhão e por Wilmar Lacerda, membro do Diretório Nacional. Eis a íntegra da nota:
"A comissão eleitoral do PED 2009, reunida nesta manhã do dia 8 de dezembro de 2009 com a presença do dirigente nacional Wilmar Lacerda e dos dois candidatos à presidência estadual do PT resolve receber as atas de apuração e dar continuidade ao processo de totalização dos votos amanhã, dia 9, e apresentar o resultado final do processo até as 20 horas.
Hoje a comissão eleitoral efetuará esforços para recolher o máximo de urnas provenientes dos municípios no sentido de dar celeridade ao processo de totalização dos votos. Até o momento foram totalizados 101 municípios e o resultado parcial oficial é o seguinte:
Raimundo Monteiro: 4.306 votos
Augusto Lobato: 3.757 votos
Brancos: 58
Nulos: 67
A comissão receberá todos os recursos interpostos e encaminhará os procedimentos por julgamento dos mesmos. Caso identificado irregularidade após amplo direito de defesa e do contraditório das partes envolvidas, as instâncias estadual e nacional dentro do regimento do PED, do estatuto do PT e do código de ética, tomarão as medidas cabíveis".

fonte : http://www.jornalpequeno.com.br/2009/12/9/Pagina130218.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.

PREFEITURA DE CANTANHEDE LANÇA NOVA PÁGINA NA INTERNET

A assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Cantanhede lançou hoje (09) de janeiro sua nova página na internet. Foram feitas inovações visando melhorar o acesso a informações relevantes e reunir em um mesmo espaço as ações da Administração de modo geral.

As alterações no layout e na navegação visam melhorar a acessibilidade e permitir que a experiência do usuário seja facilitada. Assim, através da página, é possível se informar sobre as ações do executivo, secretarias e coordenações, ligadas as administração pública.

A nova página foi desenvolvido por Ronaldo Cruz//prozurc web e pode ser acessado por meio do endereço: http://www.cantanhede.ma.gov.br