Em clima de tensão e crise, eleição do PT vira caso de polícia no MA


Dirigente petista diz que há provas de que houve fraude no interior do Estado


Por Manoel Santos Neto

A divulgação do resultado oficial da eleição para escolha do novo presidente do PT no Maranhão foi mais uma vez adiada. O processo de apuração dos votos continua suspenso. Na manhã de ontem, a cúpula do partido realizou uma reunião, na presença dos dois candidatos - Raimundo Monteiro e Augusto Lobato -, marcada por um clima de tensão e animosidade. Um grupo de petistas exibiu documentos sustentando a tese de que, comprovadamente, houve fraude na eleição realizada no domingo passado.
Aliados de Augusto Lobato apresentaram o registro de uma ocorrência na Delegacia de Polícia de Rosário, onde uma estudante, identificada como Érika Cristina Pires da Silva, de 24 anos, comunica que votaram por ela, na cidade de Bacabeira, no momento em que fazia provas do Enem, no município de Rosário.
O secretário geral do partido, Márcio Jardim, declarou que este é apenas um caso concreto de fraude, dentre vários. "O que lamentavelmente aconteceu foi uma fraude generalizada, que comprometeu todo o processo eleitoral no PT do Maranhão. E o mais grave é que este processo contaminado por fraude tornou-se viciado por abuso de poder político e econômico, sob o comando direto da governadora Roseana Sarney", afirmou Jardim.
Segundo ele, foram computadas urnas em municípios onde não houve eleição, como Dom Pedro, Eugênio de Barros e Colinas. Outro fato, de acordo com Márcio Jardim, que demonstra irrefutavelmente a interferência externa no processo eleitoral do PT, aconteceu em Cajari. Lá através de 'Seu' Melo, militante do PT, o prefeito do município, Dr. Joel (PPS), chegou a falar por telefone com Wilmar Lacerda, observador do processo eleitoral, enviado a São Luís pela direção nacional do partido.
O prefeito fez a ligação ao telefone do coordenador do PED, Sílvio Bembem, que passou o celular para Lacerda. O próprio prefeito comunicou a Lacerda que estava mudando o local de votação. Lacerda então perguntou quem era, ao que foi informado por Dr. Joel que quem estava falando era o prefeito da cidade.
"Você é do PT?", indagou Lacerda, e o prefeito retrucou: "Não". Lacerda encerrou a conversa: "Então não falo com você. Pois você não tem nada com isso". Teria sido esta a curta conversa, na presença de Sílvio Bembem. Este episódio, segundo Márcio Jardim, caracteriza abuso de poder político, e comprova a interferência direta da governadora Roseana Sarney no processo de disputa interna do partido.
A Comissão de Organização Eleitoral do PED deverá retomar hoje os trabalhos, mas a expectativa é de que somente na sexta-feira deverá ser feita a totalização dos votos, mas somente das urnas que não estão sob contestação.
Raimundo Monteiro lidera a apuração oficial do PED 2009
A Comissão Eleitoral do PED (Processo de Eleição Direta) do PT divulgou na manhã de ontem uma nota informando que poderá ser divulgado hoje, às 20h, o resultado final da disputa no segundo turno. De acordo com a nota, do total de votos apurados até agora, o candidato Raimundo Monteiro continua liderando com 4.306 votos, contra 3.757 votos dados a Augusto Lobato.
A nota é assinada pela comissão de organização eleitoral do PED no Maranhão e por Wilmar Lacerda, membro do Diretório Nacional. Eis a íntegra da nota:
"A comissão eleitoral do PED 2009, reunida nesta manhã do dia 8 de dezembro de 2009 com a presença do dirigente nacional Wilmar Lacerda e dos dois candidatos à presidência estadual do PT resolve receber as atas de apuração e dar continuidade ao processo de totalização dos votos amanhã, dia 9, e apresentar o resultado final do processo até as 20 horas.
Hoje a comissão eleitoral efetuará esforços para recolher o máximo de urnas provenientes dos municípios no sentido de dar celeridade ao processo de totalização dos votos. Até o momento foram totalizados 101 municípios e o resultado parcial oficial é o seguinte:
Raimundo Monteiro: 4.306 votos
Augusto Lobato: 3.757 votos
Brancos: 58
Nulos: 67
A comissão receberá todos os recursos interpostos e encaminhará os procedimentos por julgamento dos mesmos. Caso identificado irregularidade após amplo direito de defesa e do contraditório das partes envolvidas, as instâncias estadual e nacional dentro do regimento do PED, do estatuto do PT e do código de ética, tomarão as medidas cabíveis".

fonte : http://www.jornalpequeno.com.br/2009/12/9/Pagina130218.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.