Lei limita a espera por tratamento de câncer em até 60 dias

Coincidentemente a lei passa a vigorar na data em que se comemora o centenário de Antônio Jorge Dino, o médico que mais atuou em favor do tratamento da doença no estado do Maranhão.

Entre as inúmeras homenagens prestadas ao médico Antonio Jorge Dino em virtude do primeiro centenário, e do legado deixado por ele em prol do tratamento de câncer no Maranhão, mais um ponto passa a ser destacado nessa data tão especial. Entra em vigor nesta quinta-feira (23) a lei federal que estabelece um prazo máximo de 60 dias para que pessoas com câncer iniciem o tratamento gratuito e integral pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesse período, que conta a partir da confirmação do diagnóstico e da inclusão dessas informações no prontuário médico, os pacientes terão acesso a todos os serviços necessários como cirurgias, radioterapia, quimioterapia e medicamentos analgésicos e devem passar por cirurgia ou iniciar as sessões de químio ou radioterapia, conforme a indicação de cada caso. A lei foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff em novembro do ano passado e tinha 180 dias para começar a valer.

O paciente que não conseguir iniciar seu tratamento dentro do prazo que prevê a lei pode fazer uma denúncia junto à ouvidoria do SUS pelo telefone 136. Essas denúncias serão fiscalizadas pelo Ministério da Saúde. Em último caso, o paciente pode ainda acionar a Justiça contra o estado ou o município em que o problema tiver ocorrido.

A nova regra, porém, não vale para três casos: câncer de pele não melanoma (a biópsia às vezes já é o tratamento), tumor de tireoide com menor risco e pacientes sem indicação de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Em algumas dessas situações, porém, o uso de remédios deve começar logo após a
detecção da doença.

A previsão do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que 518 mil casos de casos de câncer sejam diagnosticados em 2013, número que deve aumentar com o envelhecimento da população e o aumento do tabagismo no sexo feminino. Em todo o país, 277 hospitais, centros e institutos estão habilitados a realizar procedimentos oncológicos pela rede pública.

No Maranhão, história do câncer se confunde com a história de vida do médico Antonio Jorge Dino e de sua esposa, Enide Moreira Lima Jorge Dino. Os dois presidiram, respectivamente, a Liga Maranhense de Combate ao Câncer e a Rede Feminina de Combate ao Câncer no Estado, que mais de uma década depois, originariam a Fundação Antonio Jorge Dino.

Hoje, a Fundação que leva o seu nome, ao longo de 36 anos tornou-se referência nacional e desenvolve inúmeros trabalhos de prevenção, tratamento e apoio a pacientes com câncer. Atualmente a Fundação Antônio Jorge Dino é mantenedora de duas casas de apoio, com pacientes do interior do estado, são elas: Casa de Apoio "Criança Feliz", criada para atender crianças e adolescentes com câncer, que recebem apoio de voluntários e profissionais especializados e participam de vários programas e atividades educativas.

Além dessa, a Fundação conta com a Casa de Apoio Erosilda Mota, que hospeda senhoras carentes, a maioria com câncer de colo uterino, em tratamento ambulatorial no Instituto Maranhense de Oncologia Aldenora Bello - IMOAB. Além do apoio material (medicamentos, passagens e exames) recebem suporte espiritual e participam de atividades sócio-culturais.

E partindo deste importante legado deixado pelo médico Antonio Jorge Dino para a comunidade de todo o Maranhão, neste dia que se comemora o centenário de seu nascimento, muitas homenagens serão realizadas na capital São Luís e posteriormente em sua cidade natal, Cururupu, garantido assim, a permanência de seu trabalho e de sua história na memória de todos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.