Pular para o conteúdo principal

Vereadora poderá perder mandato por infidelidade partidária em Cantanhede.


                             Zeca do Ronildo ao lado de Hildo Rocha ex-aliado 

A vereadora Zeca do Ronildo a mais votada na eleição de 2008 em Cantanhede com 475 votos, poderá perder o mandato por infidelidade partidária, de acordo com informações a mesma, que retornou a cadeira na segunda-feira 10, depois de 120 dias de licença médica disse em pronunciamento que mudará de partido, mais não informou os motivos concretos que a levaram a esta decisão. A vereadora foi eleita pelo PMDB na ocasião o 2° partido mais votado com 1.253 votos.

A vereadora concorreu à eleição ao lado de Hildo Rocha, líder do PMDB local na qual ela abandonou ainda este ano de maneira no mínimo estranha, indo para o lado do seu maior adversário o atual prefeito Kabão –DEM, na qual sempre fez pronunciamentos de acusações e cobranças  tais como de enriquecimentos ilícitos desvio de dinheiro público,o caos na saúde, o abandona da educação dentre outro, será que Kabão mudou tanto assim do dia pra noite, para que hoje a vereadora elogie o mesmo faça parte do grupo que segundo ela mesma desvia dinheiro público.

Fato curioso

O 1º suplente é Paulo Souza que obteve 237 votos, 2º Sibá com 231, e o 3º Justo Montelo com 142 votos, assim como a vereadora mudaram de partido e não poderão assumir o cargo caso a mesma perca o mandato, quem deverá assumir será a 5º suplente da coligação e 4º do partido Dionísia que só teve 46 votos.

Obtive a informação que o PMDB local deve entrar ainda esta semana com o pedido de cassação da vereadora que depois de informada pela justiça poderá fazer sua defesa e justificar sua saída do partido. Se o fato se consumar será o primeiro caso em perca de mandato em Cantanhede por infidelidade partidária.

Fidelidade partidária

O Tribunal Superior Eleitoral editou a Resolução-TSE nº 22.610, de 25.10.2007, alterada pela Resolução-TSE nº 22.733, de 11.3.2008, que disciplina o processo de perda de cargo eletivo e de justificação de desfiliação partidária.

De acordo com a resolução, o partido político interessado pode pedir, na Justiça Eleitoral, a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa.
Conforme o § 1º do art. 1º da Resolução-TSE nº 22.610/2007, considera-se justa causa a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou o desvio reiterado do programa partidário e a grave discriminação pessoal.

Podem formular o pedido de decretação de perda do cargo eletivo o partido político interessado, o Ministério Público Eleitoral e aqueles que tiverem interesse jurídico, de acordo com a norma.
O TSE é competente para processar e julgar pedido relativo a mandato federal. Nos demais casos, a competência é do Tribunal Eleitoral do respectivo estado.

Leia, na íntegra, a Resolução-TSE nº 22.610/2007, com redação dada pela Resolução-TSE nº 22.733/2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem de Luzilândia-PI morre em grave acidente em Cantanhede-MA

Jovem da cidade de luzilândia no norte do Piauí indetificada como Simone Silva sofreu grave acidente no final da tarde desta quinta-feira ( 05) por volta das 16:25h na MA-332 no trecho entre  Cantanhede e Pirapemas. De acordo com informações a jovem seguia pela rodovia no sentido Pirapemas, perdeu o controle da moto modelo POP 100, em um quebra molas, colidindo na trazeira de um caminhão que transportava cervejas. A mesma estava acompanhada com uma outra pessoa indetificada como Maria, que teria sofrido uma lesão em um dos braços, a vítima Simone era quem conduzia o veículo segundo informações, a mesma foi socorrida e levada ao hospital Santa Filomena em Cantanhede, mais já teria chegado sem vida. Simone era uma jovem trabalhadora, e que sonhava em ter uma vida justa e digna, a mesma trabalhava com vendas em eventos e shows em Luzilândia, segundo o editor do blog Sampagode de Luzilândia.

Com informações do blog Sampagode e Pirapemas.com

Morre Nilda Rocha, mãe do deputado federal Hildo Rocha

Faleceu no início da noite deste sábado (25/03), a Sra. Nilda Pereira da Rocha, aos 77 anos de idade, vítima de parada cardíaca.

Nilda Rocha estava internada na UTI do Hospital Português desde o dia 14 deste mês.

Viúva, empresária aposentada, Nilda Rocha deixa os seguintes filhos: Jório Pereira da Rocha Júnior; Hildo Rocha; Fabiola da Rocha Monte; Joni Pereira da Rocha; onze netos e cinco bisnetos.

O velório será na sala 3 da Pax União, Rua Osvaldo Cruz, 1233, Canto da Fabril, a partir da meia-noite.

O enterro será amanhã (26/03) às 16 horas, no cemitério Memorial Pax.
Rua do Fio 100. Rodovia MA - 204. Mocajituba.

PREFEITURA DE CANTANHEDE LANÇA NOVA PÁGINA NA INTERNET

A assessoria de comunicação da prefeitura municipal de Cantanhede lançou hoje (09) de janeiro sua nova página na internet. Foram feitas inovações visando melhorar o acesso a informações relevantes e reunir em um mesmo espaço as ações da Administração de modo geral.

As alterações no layout e na navegação visam melhorar a acessibilidade e permitir que a experiência do usuário seja facilitada. Assim, através da página, é possível se informar sobre as ações do executivo, secretarias e coordenações, ligadas as administração pública.

A nova página foi desenvolvido por Ronaldo Cruz//prozurc web e pode ser acessado por meio do endereço: http://www.cantanhede.ma.gov.br