Vereadora poderá perder mandato por infidelidade partidária em Cantanhede.


                             Zeca do Ronildo ao lado de Hildo Rocha ex-aliado 

A vereadora Zeca do Ronildo a mais votada na eleição de 2008 em Cantanhede com 475 votos, poderá perder o mandato por infidelidade partidária, de acordo com informações a mesma, que retornou a cadeira na segunda-feira 10, depois de 120 dias de licença médica disse em pronunciamento que mudará de partido, mais não informou os motivos concretos que a levaram a esta decisão. A vereadora foi eleita pelo PMDB na ocasião o 2° partido mais votado com 1.253 votos.

A vereadora concorreu à eleição ao lado de Hildo Rocha, líder do PMDB local na qual ela abandonou ainda este ano de maneira no mínimo estranha, indo para o lado do seu maior adversário o atual prefeito Kabão –DEM, na qual sempre fez pronunciamentos de acusações e cobranças  tais como de enriquecimentos ilícitos desvio de dinheiro público,o caos na saúde, o abandona da educação dentre outro, será que Kabão mudou tanto assim do dia pra noite, para que hoje a vereadora elogie o mesmo faça parte do grupo que segundo ela mesma desvia dinheiro público.

Fato curioso

O 1º suplente é Paulo Souza que obteve 237 votos, 2º Sibá com 231, e o 3º Justo Montelo com 142 votos, assim como a vereadora mudaram de partido e não poderão assumir o cargo caso a mesma perca o mandato, quem deverá assumir será a 5º suplente da coligação e 4º do partido Dionísia que só teve 46 votos.

Obtive a informação que o PMDB local deve entrar ainda esta semana com o pedido de cassação da vereadora que depois de informada pela justiça poderá fazer sua defesa e justificar sua saída do partido. Se o fato se consumar será o primeiro caso em perca de mandato em Cantanhede por infidelidade partidária.

Fidelidade partidária

O Tribunal Superior Eleitoral editou a Resolução-TSE nº 22.610, de 25.10.2007, alterada pela Resolução-TSE nº 22.733, de 11.3.2008, que disciplina o processo de perda de cargo eletivo e de justificação de desfiliação partidária.

De acordo com a resolução, o partido político interessado pode pedir, na Justiça Eleitoral, a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa.
Conforme o § 1º do art. 1º da Resolução-TSE nº 22.610/2007, considera-se justa causa a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou o desvio reiterado do programa partidário e a grave discriminação pessoal.

Podem formular o pedido de decretação de perda do cargo eletivo o partido político interessado, o Ministério Público Eleitoral e aqueles que tiverem interesse jurídico, de acordo com a norma.
O TSE é competente para processar e julgar pedido relativo a mandato federal. Nos demais casos, a competência é do Tribunal Eleitoral do respectivo estado.

Leia, na íntegra, a Resolução-TSE nº 22.610/2007, com redação dada pela Resolução-TSE nº 22.733/2008.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.