Pedido de Exclarecimento Público.

Este blog foi hoje procurado pelo enfermeiro Jairon Dantas Paiva, lotado na secretaria de saúde desta cidade, Cantanhede, para pedir que este blog pública-se uma nota onde a ANVISA reconhece a atribuição do enfermeiro sobre a prescrição de medicamentos estabelecidos em programa de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde.
O fato  é em resposta a tentativa,segundo ele de criminalização desta atribuição pela Rede de Defesa dos Direitos Humanos, Núcleo de Cantanhede, em um ato público na qual seus organizadores tentaram passar para a sociedade que os enfermeiro de cantanhede estariam cometendo um crime a saúde pública em prescrever médicamentos. Em decorência a isto o mesmo e o seu demais colegas de trabalho se sentiram ofendidos e criminalizados por esta atitude dos organizadores do evento. e pedem que sociedade cantanhededense saiba que os mesmo estão trabanhando em conformidade com a lei n° 7498/86.

NOTA DA ANVISA:


O reconhecimento pela ANVISA sobre a prescrição medicamentosa do Enfermeiro





ANVISA reconhece a atribuição do enfermeiro sobre a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e em rotina aprovada pela instituição de saúde, conforme a Lei nº 7498/86.

Recentemente, o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) encaminhou ofício solicitando a revisão da RDC nº 44/2010, que dispõe sobre o controle de medicamentos antimicrobianos de uso sob prescrição, solicitação acatada com a edição da RDC nº 20, datada de 05/05/2011.

Assim, com o art. 4º da RDC n° 20/2011, fica claro que a prescrição medicamentosa é de atribuição de todo e qualquer profissional regularmente habilitado, não se tratando, portanto, de ato exclusivamente médico. Através desta Resolução da ANVISA, ficou estabelecido o que a legislação federal já previa, que o enfermeiro realiza prescrições de medicamentos pertencentes ao programa de saúde pública, tendo em vista também a relação de medicamentos certos e previstos no programa ou rotina da instituição.

Os gestores de cada unidade de dispensação não podem negar-se a fornecer o medicamento prescrito pelo enfermeiro, uma vez que este esteja vinculado a instituição que contenha programa, protocolos de saúde pública ou rotinas aprovada pela instituição de saúde, exemplo, Ministério da Saúde, Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde.

Nesta ordem de ideias, todo e qualquer cidadão que tenha sido atendido por enfermeiro em algum programa de saúde e esteja portando um receituário com pedido de medicamentos que prescreva antimicrobianos, não pode ter negado a venda ou entrega do medicamento pois a nova Resolução 20/2011 da ANVISA está em plena conformidade ao estatuído no artigo 11, II, “c” da Lei 7.498/86

Fonte: Portal COFEN





Comentários

  1. tudo bem na nota da anvisa mas ja teve caso de enfermeira receitar uma caixa de 30 comprimidos de mebendazol(remedio pra verme),tomar 1 por dia, que isso é uma FILHA da terra LINDO o MAR

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Acesse Cantanhede News - faça seu comentário, lembramos que não publicamos comentários de anônimos.

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.