Flávio Dino e a Embratur - “Estatal que ninguém quer”



Tem cada coisa engraçada na política...

Essa história do ex-deputado Flávio Dino assumir a presidência da Embratur é uma.

Desde que foi derrotado nas eleições para governador em 2010, começaram a surgir boatos e especulações de que o comunista assumiria algum cargo no governo federal.

O ex-juiz chegou a “assumir” o Ministério da Justiça, o Ministério dos Esportes, a Codevasf e até uma vaga no Supremo Tribunal Federal!

Agora surge a informação de que, finalmente, Flávio Dino terá o seu lugar ao sol e deverá mesmo ser presidente do Instituto Brasileiro de Turismo - Embratur, autarquia responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito a promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros no mercado internacional.

O engraçado nisso tudo é que o ex-deputado federal só será emplacado nessa sinecura porque o senador José Sarney deu o seu “ok”. Vale lembrar, que o chefe imediato do comunista será ninguém menos do que Pedro Novaes, deputado maranhense ligado à cozinha da família Sarney.

Ora, será que Flávio Dino precisa mesmo ser presidente de uma “estatal que ninguém quer”, segundo reportagem da revista Veja, reproduzida pelo Jornal Pequeno desta quarta-feira (19)? Não seria mais profícuo continuar dando suas aulas na UFMA e ficar em São Luis, ou a emoção de voltar à universidade, de ensinar Direito Constitucional não passou de retórica demagógica?

Não sei se o vaidoso Flávio Dino ficará à vontade num cargo que, embora oficialmente seja uma indicação do seu partido, o PC do B, materializou-se na prática pelo beneplácito oficioso do seu adversário (?) senador José Sarney.

Veja nota da revista Veja sobre a Embratur, reproduzida pelo JP, desta quarta-feira.
“Estatal que ninguém quer”
Criada em 1966 pelo governo militar para gerir o turismo, a Embratur tem orçamento de R$ 180 milhões e escritórios nas principais capitais do mundo. Mas caiu em desgraça no meio político desde 2003, quando perdeu todas as atividades de promoção do turismo interno para o Ministério do Turismo, ficando exclusivamente dedicada a divulgar o Brasil no Exterior. A mesma canetada alterou o significado da sigla Embratur, que, apesar do “E”, deixou de ser empresa e foi rebaixada a instituto.

Até agora, a presidência da Embratur foi recusada por ao menos três peemedebistas que não se deram bem nas últimas eleições: o ex-deputado Rocha Loures Filho, do Paraná; o ex-governador da Paraíba, José Maranhão; e Hélio Costa, derrotado na eleição para o governo de Minas Gerais. (Revista IstoÉ)

blog do robert lobato

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.