Por 2 votos, PT rejeita aliança com o PMDB

O grupo Sarney sofreu uma histórica derrota na noite de ontem, sábado (27). Por apenas 2 votos de diferença, os 175 delegados petistas derrotaram a tese de coligação do PT com o PMDB por 87 a 85, jogando por terra a tão sonhada possibilidade da governadora Roseana Sarney usar e abusar do prestígio do presidente Lula durante a campanha eleitoral deste ano.


TESES

O encontro estadual do PT confrontou duas teses: uma defensora da coligação dos petistas com o PC do B, com deputado federal Flávio Dino candidato ao governo, e outra que defendia a coligação como os “partidos da base do governo Lula”, uma tese que os seus defensores sequer tiveram a coragem de afirmar que o que desejavam de verdade era o apoio à candidatura de Roseana Sarney.

DISCURSOS

Os oradores que defenderam a tese pró-PC do B foram de longe mais competentes e convincentes nos seus discursos. Fundadores do PT como Manoel da Conceição, Jomar Fernandes, Valdinar Barros e Domingos Dutra, expuseram de forma contundente e emocionante os motivos históricos que impossibilitavam uma coligação do PT com o PMDB a nível estadual.

Da mesma forma, petistas das gerações mais novas engrossaram o coro contra a essa aliança. Bira do Pindaré, Augusto Lobato, Franklin Douglas e Silvio Bembem contribuíram de forma brilhante com o encontro.

Alguns petistas que advogaram a favor da coligação do PMDB também deram a sua contribuição qualificada. Não há como negar, por exemplo, a determinação do companheiro Mundico Teixeira de defender a tese pró-PMDB.

Pode-se, é claro, discordar dos argumentos do companheiro, mas com certeza o seu discurso serviu para mostrar o quanto o encontro estadual do PT foi democraticamente qualificado.

INTERVENÇÃO

O fantasma da intervenção do diretório nacional do PT na decisão do estadual volta e meia é lembrado. Que o senador José Sarney tentará fazer uma embaixada na cúpula do partido e no Planalto isso ninguém tem dúvida, mas é pouco provável que isso ocorra.

O secretário nacional de organização Paulo Frateschi, depois de tudo que viu e ouviu no encontro, deu claros sinais que as regras democráticas do jogo serão obedecidas. Aliás, a postura do dirigente petista foi exemplar durante todo o encontro estadual e em nenhum momento tentou criar embaraços ou manifestar opinião sobre quaisquer assunto, mesmo sendo uma das estrelas da CNB, tendência que defende aliança com o PMDB.

RODRIGO COMERCIÁRIO

Todo encontro do PT tem lá as suas polêmicas, acertos e erros. No encontro deste dia 27 de março de 2010, por exemplo, jogaram sobre os ombros do companheiro Rodrigo Comerciário a responsabilidade, real ou imaginária, de que poderia definir os rumos do PT para as próximas eleições de outubro.

Muitos tentarão desqualificar o ex-candidato a vice-prefeito na chapa de Flávio Dino, nas eleições para prefeito de 2008, por conta da posição política que resolveu tomar no encontro do PT, ontem.

Contudo, antes que alguém jogue pedras em Rodrigo Comerciário deve-se procurar saber os motivos que o levaram a tomar a decisão de apoiar a aliança com o PMDB.

Sou testemunha quanto a forma com que Rodrigo se dedicou à campanha de Flávio Dino para prefeito. Não somente por se encontrar na condição candidato a vice-prefeito, mas por acreditar empolgadamente nos propósitos da chapa e nas intenções do candidato comunista que liderava a chapa PT/PC do B.

Empolgação essa que durou, inclusive, após a derrota eleitoral para o tucano João Castelo, pois Rodrigo Comerciário passou a ser um dos mais entusiasmados apostadores no êxito do processo de cassação do prefeito eleito, movido por Flávio Dino.

Não me parece verossímil que Rodrigo Comerciário, após ter se dedicado da forma como se dedicou dois anos atrás em torno da campanha de Flávio Dino, agora deixaria o comunista de lado caso não tivesse fortes motivações para fazê-lo. Aliás, são raríssimas as pessoas no PT que podem apontar o dedo para alguém cobrando fidelidade ou lealdade, principalmente se alguém for o companheiro Rodrigo Comerciário, que deve é ser chamado para somar fileiras daqui pra frente na campanha, isso se não já estiverem construindo uma “cortina de ferro” em torno de Flávio Dino.

O DIA SEGUINTE


Terminada a refrega petista, as articulações políticas retomaram com força total. O mundo político maranhense esperava o resultado desse encontro do PT para definir rumos.

O cenário agora aponta para três candidaturas de imediato: Flávio Dino, Jackson Lago e Roseana Sarney. Sem descatar ainda o surgimento de uma candidatura que seria do PSDB, já que os tucanos não poderão prescindir de um palanque para José Serra no estado.

De qualquer forma, o calendário eleitoral maranhense efetivamente teve início nesta noite de sábado, 27. Ainda tem muita água para rolar por debaixo da ponte, mas a decisão do PT pela candidatura de Flávio Dino é um importante ingrediente para que o cenário político-eleitoral maranhense fique mais claro daqui pra frente.

Por fim, o blog parabeniza todos os militantes, filiados e dirigentes do PT do Maranhão.

fonte: Blog do Robert Lobato

Comentários

  1. rejeição por dois votos de diferença? só rindo mesmo desse sensacionalismo. Foi uma disputa acirradíssima, sabemos que 85 petistas queriam a aliança com Roseana, sem falar que Roseana tem Lula e Dilma e uma popularidade que ela conquistou semo PT, apenas com seu trabalho. (

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Acesse Cantanhede News - faça seu comentário, lembramos que não publicamos comentários de anônimos.

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETÁRIO DE CULTURA FAZ EXPLANAÇÃO DA HISTÓRIA DE CANTANHEDE EM PORTUGAL

KABÃO COMANDA ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA SAÚDE DE CANTANHEDE - O esquema envolve irmã, filha, amigos, parentes da secretária de saúde e até uma ex-prefeita comunista.

PREFEITURA DE CANTANHEDE INICIA HOJE RECADASTRAMENTO DO QUADRO DE SERVIDORES